TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Correção de distorções em soldas acabadas

Artigo: Correção de distorções em soldas acabadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Artigo  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

Distorção

É a mudança de forma e dimensões de componentes soldados devido às deformações térmicas do material durante a soldagem. Soldagem em excesso, soldagem em juntas livres, seleção incorreta do chanfro ou da sequência de soldagem, entre outros fatores podem causar essa descontinuidade. Porém pode ser corrigida através de mediadas como: diminuindo-se a quantidade de calor e metal depositado; a utilização de dispositivos de fixação; pelo martelamento entre passes, escolha correta de chanfros e da sequência de soldagem etc. No entanto, a correção da distorção em soldas prontas exige medidas onerosas, como desempenamento mecânico ou térmico, remoção da solda e a resoldagem.

Dimensionamento incorreto da solda

Para o projeto de uma estrutura, as dimensões das soldas são especificadas para atender a algum requisito, como por exemplo, resistência mecânica à tração. Soldas com dimensões fora do especificado podem ser consideradas como defeituosas, uma vez que deixam de atender a estes requisitos ou, no caso de soldas cujas dimensões ficam maiores que as especificadas, levam ao desperdício de material ou aumentam a chance de outros problemas como a distorção. As dimensões da solda põem ser verificadas por meio de gabarito.

Perfil incorreto da solda

O perfil de uma solda é importante, pois variações geométricas bruscas agem como concentradores de tensão, favorecendo o aparecimento de trincas, e ainda facilitar o aprisionamento de escória entre passes de soldagem, levar ao acúmulo de resíduos e, assim, prejudicar a resistência a corrosão da estrutura, e fazer com que a solda tenha, em alguns locais, dimensões incorretas. Convexidade excessiva de cordões em soldas multipasses pode causar falta de fusão. Em quase todos os casos, um perfil inadequado do cordão de solda está relacionado com a manipulação ou posicionamento imperfeitos do eletrodo, ou a utilização de parâmetros inadequados.

Descontinuidades estruturais

São descontinuidades na micro ou macroestrutura na região soldada, associadas à falta de material ou à presença de material estranho em quantidades apreciáveis.

Porosidades

Essa descontinuidade se faz na evolução dos gases durante a solidificação da solda. As bolhas de gás podem ser aprisionadas pelo metal solidificado à medida que a poça de fusão é deslocada. Os poros têm usualmente um formato esférico, porém poros alongados (porosidade vermicular) possam ser formados, em geral, associados com o hidrogênio.

Como causa desse tipo de descontinuidade, cita-se a contaminação por sujeiras, umidade, óleo, graxa, ferrugem, entre outros na região da junta soldada. Assim como também eletrodos e fluxos ou gás de proteção úmidos, correntes de ar durante a soldagem e ainda corrente ou tensão de soldagem inadequadas podem causar esse tipo de descontinuidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com