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DESENVOLVIMENTO E APRESENTAÇÃO DE ALGORITMOS

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Por:   •  14/10/2014  •  Tese  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

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Exemplo 1) Seja p a proposição "Chove" e ∼p sua negação "Não chove". • "Chove ou não chove" é uma tautologia, pois o resultado da tabela-verdade é sem- pre verdadeiro. Tabela 18 Tabela-verdade da proposição (p ∨ ∼p). p ∼p (p ∨ ∼p) V F V F V V • "Chove e não chove" é uma contradição, pois a tabela verdade possui apenas valores falsos no resultado. Tabela 19 Tabela-verdade da proposição (p ∧ ∼p). p ∼p (p ∧ ∼p) V F F F V F • "Se chove, então não chove" é uma contingência, uma vez que o resultado da tabela possui valores verdadeiros e falsos. Tabela 20 Tabela-verdade da proposição (p → ∼p). p ∼p (p → ∼p) V F F F V F

6. ELABORAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE ALGORITMOS Os conceitos de lógica apresentados no tópico 5 tiveram como objetivo a formalização e a representação dos pensamentos. Por meio da lógica, você pôde perceber que é possível definir, de maneira organizada e coerente, uma sequência de raciocínio e, com isso, atingir os objetivos propostos. Todo esse ferramental apresentado pode ser empregado na construção de algoritmos e programas. Assim, quando você for escrever programas para computador, um dos primeiros passos é a criação de algoritmos. Por meio deles, você pode esboçar todos os passos necessários para a resolução de um determinado problema. Segundo Ascencio (1999), o algoritmo é a descrição de uma sequência de passos que deve ser seguida para a realização de uma tarefa.

© Algoritmos e Programação32 Dessa forma, em nosso cotidiano, utilizamos algoritmos a todo instante para realizar ati- vidades, como, por exemplo, ir ao supermercado, trocar o pneu do carro, limpar a casa, passear com o cachorro, ir ao trabalho, dentre outros. A seguir, serão apresentados alguns exemplos de algoritmos do cotidiano, tais como: trocar o pneu do carro e ir ao trabalho. Veja:

Algoritmo 3 – Trocar o pneu do carro 1 Desparafusar a roda. 2 Levantar o carro com o macaco. 3 Retirar a roda com o pneu furado. 4 Colocar o estepe. 5 Abaixar o carro. 6 Parafusar a roda. Algoritmo 4 – Ir ao trabalho 1 Acordar cedo. 2 Levantar da cama. 3 Ir ao banheiro. 4 Vestir as roupas. 5 Tomar café. 6 Ir para o trabalho. A Figura 1 ilustra graficamente o fluxo de execução de um algoritmo. O estado inicial repre- senta o ponto de partida do algoritmo, ou seja, o ponto em que a primeira ação será executada. A sequência lógica define o conjunto de passos, desde o início, que devem ser seguidos para atingir os objetivos. É imprescindível que esses passos sejam claros e precisos, caso contrário, o objetivo pode não ser atingido. Por último, o estado final determina qual será o resultado da execução do algoritmo

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