TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEYZE

Tese: DEYZE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Tese  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

A administração significa direção e gerencia e sua tarefa é capacitar as pessoas a trabalhar em conjunto, efetivando suas forças e tornando suas fraquezas irrelevantes, entre outros, tornando a administração mais sistemática e organizada. No decorrer da historia surgiram algumas escolas, que foram muito importantes para a administração podem citar as escolas Clássicas, Relações Humanas, Neo-Clássica e Burocrática. Um fato muito importante para a administração foi a Revolução industrial que criou um contexto industrial, tecnológico, social, político e econômico que se iniciou na Inglaterra e foi dividida em duas épocas: primeira em 1780 a 1860 que ficou conhecida como revolução do carvão e do ferro, e a segunda em 1860 a 1914 que ficou conhecida como revolução do aço e da eletricidade. A 1ª Revolução industrial teve como maior característica a mecanização da indústria e da agricultura, assim desenvolvendo um sistema fabril, a 2ª teve como maior característica a substituição do ferro pelo aço e a substituição do vapor pela eletricidade, desenvolvendo assim maquinas automáticas, e expandindo a industrialização. Hoje em dia vivemos em constante mudança porem não cabe falarmos que estamos vivendo uma revolução industrial, mas sim em uma revolução tecnológica, onde a tecnologia vem substituindo as maquinas.

Etapa 1 DEYZE

Administração é o ato de administrar ou gerenciar négocios, pessoas ou recursos com o objetivo de alcançar metas. É o precesso de tomar decisões que faz as organizações serem capazes de utilizar corretamente seus recursos e atingir seus objetivos.

A Revolução Industrial começou na Inglaterra a partir de 1760, o primeiro pais a fazer a transição para uma sociedade industrial, com o sistema de fabricação para fora, isso foi o percurso das fábricas. Nesse sistema, os capitalistas entregavam matérias-primas e máquinas da produção de têxteis para as familias, que recebiam pagamento por peça. Esse sistema sobreviveu à revoluçao Industrial hoje é usado pelas grandes empresas varejistas. A invenção das máquinas também é uma das marcas da revolução industrial, priorizando á produção de bens.

O grande impacto foi as atividades humanas: econômica, política, social, cultural. A Revolução Industrial apenas teve parte em todo o processo de transição econômica que deu origem à moderna economia capitalista. Sendo assim o desenvolvimento do setor fabril, aplicação da energia à indústria, melhoramentos dos meios de transporte e comunicação, aumento do domínio do capitalismo, grande desenvolvimento tecnológico.

As escolas de teorias e abordagens da Administração surgem a partir do século XX e são:

Teoria Clássica e Teoria Cientifica: criada nos EUA, pelo engenheiro Frederick Winslow Taylor, com origem no chão da fábrica, foco nos operários e nas tarefas, adotando métodos racionais e padronizados além de uma máxima divisão das tarefas.

A Teoria Comportamental: Surge então a Teoria comportamental, também conhecida como Behaviorista, com foco nas pessoas. O movimento Behaviorista surgiu como evolução de uma dissidência da Escola de Relações Humanas, que recusava a concepção de que a satisfação do trabalhador gerava de forma intrínseca a eficiência do trabalho.

Teoria da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com