TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Decibel

Resenha: Decibel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2014  •  Resenha  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 3

Decibél:

é a unidade usada para medir a intensiade do som. Surgiu da necessidade de representar números muito grandes ou muito pequenos sem a necessidade de colocar muitos “zeros”. O Decibél não é como o “metro”, o “segundo”, pois o valor em dB deve ser sempre medido tendo um valor arbitrário como referência, isto é, um número dividido por outro. Esse valor significa o quanto maior ou menor é um número quando comparamos com um valor de referência, o cálculo pode ser feito da seguinte forma:

dB = 10.log (valor / valor de referência)

A escala decibel é meio estranha porque o ouvido humano é extremamente sensível: seus ouvidos podem ouvir tudo, desde a ponta do seu dedo passando levemente sobre sua pele até um motor a jato. 

Na escala decibel, o menor som audível (quase que silêncio total) é de 0 dB. Um som 10 vezes mais forte tem 10 dB, um som 100 vezes mais forte do que o próximo ao silêncio total tem 20 dB e conseqüentemente, um som mil vezes mais forte do que o próximo ao silêncio total tem 30 dB. Isso ocorre porque a escala decibel é uma escala logarítmica. Aqui vão alguns sons comuns e seus índices de decibéis:

próximo ao silêncio total - 0 dB

um sussurro - 15 dB

conversa normal - 60 dB

uma máquina de cortar grama -90 dB

uma buzina de automóvel - 110 dB

um show de rock ou um motor a jato - 120 dB

um tiro ou um rojão - 140 dB

O decibel é, provavelmente, a medida mais mal entendida que existe. Existem vários tipos de decibéis em uso e, talvez, um número ainda maior de confusas tentativas de explicá-los.

Outra coisa que precisa ser enfatizada é que, enquanto que podemos materializar a unidade 1 Kg, a unidade 1 metro, etcnão podemos materializar 1 decibel. A razão? O decibel é uma ordem de grandeza.

Decibel comum:

a amplificação de um sistema que tem entrada E e saída S é dada (em decibéis, ou dB) por:

amplificação = 10 log ( S / E )

exemplo.

No sistema eletrônico abaixo, temos: perda do microfone = -3.5 dB, ganho do pre-amplificador = 12.5 dB, perda do cabo = -6.5 dB e ganho do ( amplificador + alto-falante ) = 37.5 dB:

Calcular a amplificação total do sistema.

Resposta: explique o que tem a ver o cálculo abaixo com a propriedade do log de transformar produtos em somas:

amplificação total = -3.5 + 12.5 - 6.5 + 37.5 = 40 dB

Outros decibéis 

Em muitas áreas tecnológicas prefere-se particularizar a comparação genérica acima para o caso de um sinal padrão ( referencial ) com o sinal efetivamente medido.

símbolo sinal padrão fórmula

dBm sinal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com