TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição Do Apache Tomcat E Linguagem De Programação Java

Exames: Definição Do Apache Tomcat E Linguagem De Programação Java. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 2

Apache Tomcat

Trata-se de um servidor web Java, multiplataforma, que pode ser chamado também de um container de servlets. O Tomcat implementa as tecnologias Java Servlet e JavaServer Pages (JSP) e não é um container EJB. Ele pode se comportar como um servidor web (HTTP) ou funcionar integrado a um servidor web dedicado, como o Apache ou o IIS.

Aplicativo desenvolvido pela Apache Software Foundation, ele é distribuído como software livre, ou seja, é uma aplicação de código aberto, e nasceu a partir do Projeto Apache Jakarta, sendo então oficialmente autorizado pela Sun (desenvolvedora do Java) como a implementação de referência para as tecnologias Java Servlet e JavaServer Pages. Com tecnologias como Servlet e JSP, e tecnologias de apoio relacionadas como Realms e segurança, JNDI Resources e JDBC DataSources, o Tomcat cobre parte da especificação J2EE, contudo, ele não implementa pacotes EJB (Enterprise JavaBeans).

Para o Apache Tomcat ser executado em seu computador, necessita-se de uma Java Virtual Machine (Máquina Virtual Java) instalada, pois ele é inteiramente escrito em Java. A instalação do servidor é simples, porém a configuração requer conhecimento sobre o assunto ou uma leitura criteriosa nos manuais encontrados tanto na página do desenvolvedor, como em vários sites na internet.

O Tomcat é um servidor web leve, de fácil instalação e configuração e funciona perfeitamente independente do Sistema Operacional utilizado, pois opera em plataforma Java.

Java

Desenvolvida na década de 90 por uma equipe de programadores comandada por James Gosling, na empresa Sun Microsystems, Java é uma linguagem de programação orientada a objeto. A linguagem Java é compilada para um bytecode, que é executado por uma máquina virtual, diferente das linguagens convencionais, que são compiladas para código nativo.

A base da programação Java são as classes e seus objetos. As classes possuem métodos e características que são comuns a todos os objetos. O Java é muito flexível por conta da possibilidade de expansão através das bibliotecas, ou APIs, além das extensões do Java, voltadas especificamente para desenvolvimento de aplicações para desktop, para celulares, empresas, áudio, banco de dados, aplicações de internet, criptografia, sistemas distribuídos, linguagem de marcação, infra estrutura peer-to-peer e várias outras.

O JRE (Java Runtime Enviroment) é essencial para rodar aplicações em Java. Já para desenvolver aplicações, é necessário ter o JDK (Java Development Kit).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com