TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dependência UNIP gerador de energia eólica

Por:   •  21/10/2017  •  Monografia  •  3.043 Palavras (13 Páginas)  •  1.257 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP CAMPUS MARQUÊS

CURSO DE ENGENHARIA CICLO BÁSICO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

“Planta de Geração de Energia Eólica”

São Paulo

2016

CURSO DE ENGENHARIA CICLO BÁSICO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

“Planta de Geração de Energia Eólica”

Trabalho de pesquisa e desenvolvimento de um gerador de energia eólica, aprestado a Universidade Paulista Campus Marquês como exigência parcial para aprovação na Dependência 1º semestre do Curso de Engenharia Ciclo Básico.

Orientador:

São Paulo

2016

RESUMO

O projeto a ser apresentada na disciplina “Dependência Atividade Pratica Supervisionada” trata-se de gerar energia para um circuito, tal que as lâmpadas de LED (Light Emitting Diode) se acendem apenas com a força do vento, sendo que o vento deverá ser fornecido por um equipamento do aluno.

Neste trabalho será apresentado os conceitos teóricos que foram a base do projeto prático.

Palavras chave: Física, Energia Eólica


ABSTRACT

The project to be presented in the course "Activity Dependency Practice Unsupervised" it is to generate power for a circuit, such that the LED bulbs (Light Emitting Diode) light up only with the wind, and the wind must be provided by equipment of the student.

In this work we will be presented the theoretical concepts that have been the basis of practical design.

Keywords: Physics, Wind Power


Sumário

1. INTRODUÇÃO        6

1.1 ESPECIFICAÇÕES        6

2. OBJETIVO        7

3. REFERENCIAIS TEÓRICOS        8

3.1 TIPOS DE GERAÇÃO DE ENERGIA        8

3.1.1 HIDRÁULICA        8

3.1.2 GÁS NAURAL        8

3.1.3 NUCLEAR        9

3.1.3 EÓLICA        9

3.1.4 SOLAR        10

3.2 ENERGIA EÓLICA NO BRASIL        10

3.3 FUNCIONAMENTO DE GERADORES E RECEPTORES        11

3.4 LED - LIGHT EMITTING DIODE        12

4. ETAPAS DE PRODUÇÃO        13

4.2 CALCULOS        13

4.3 MATERIAIS EMPREGADOS        13

5.CONSTRUÇÃO        14

6. RESULTADOS DE TESTES PRELIMINARES        15

7. PLANILHA DE CUSTO DE PROJETO        16

BIBLIOGRAFIA        17


1. INTRODUÇÃO

        

A partir do momento que digo sobre usar energia eólica no protótipo, estou querendo dizer que a única fonte de energia possível para fazer com que as luzes do LED de acendem é a do vento, para que isso aconteça farei com que um cooler (hélice) gire com a força do vento, fazendo assim o motor acoplado nele também gire.

        Com isso o motor irá transformar esse vento em energia elétrica, que passará pelos fios, positivo e negativo, até chegar na placa onde se encontram os LEDs.

        Ao final de tudo isso a energia será suficiente para fazer com que as luzes brilhem.

1.1 ESPECIFICAÇÕES

Para este trabalho foram fornecidas as seguintes restrições que devem ser respeitadas como normas do trabalho:

Um motor de corrente continua, similar ao usado em impressoras; no mínimo um conjunto de geradores; assim como um mínimo de 40 lâmpadas de LED, quanto a sua tensão sem restrições, um ponto de medição de tensão, também conhecido como conector banana fêmea; a maquete para apresentação deverá ter largura e comprimento máximo de 30X30 cm; por fim, durante o processo de gerar energia, o conjunto deve fornecer uma quantidade mínima de energia de 6 Volts.


2. OBJETIVO

        

Projetar e construir um circuito elétrico, usando apenas energia eólica, força dos ventos, para que essa energia se transforme em elétrica e faça com que o mínimo de lâmpadas fique acesa.

        Para que isso aconteça deve ser usado todo conhecimento adquirido em aulas e por meio de pesquisas, conseguindo fazer com que o vento fornecido pelo equipamento do aluno, acenda o número mínimo de lâmpadas de LED a uma potência mínima de 6 volts.

        Neste circuito a hélice será girada ao máximo para que o motor gire com força total e forneça esta energia suficiente para acender o circuito, que será medida pelos professores.


3. REFERENCIAIS TEÓRICOS

3.1 TIPOS DE GERAÇÃO DE ENERGIA

        Em todo mundo, vemos tipos de geração de energias diferentes, de acordo com o ambiente, clima e condições financeiras de cada país ou região.

3.1.1 HIDRÁULICA

        Neste tipo de energia é usada como fonte a água. Para que a energia seja gerada deve-se começar desviando o ciclo de um rio de grande porte e a formação de um reservatório para a armazenagem de água para que esta água passe para a próxima fase deste processo.

        Depois de armazenada a água é enviada para que movimente grandes turbinas, as mesmas que estão ligadas a geradores fazem com que a energia mecânica, movimento da turbina, se transforme em energia elétrica.

        Esta é a principal fonte de energia usada no Brasil, uma energia renovável e pouco prejudicial ao nosso planeta, por conta dos desmatamentos para construção das usinas.

A usina hidrelétrica mais potente do mundo se encontra na China, na cidade de Três Gargantas, a mesma é capaz de fornecer 22.500 MW, para ter uma comparação, a segunda mais forte se encontra no Brasil, em Itaupu e tem uma potência de apenas 14.000 MW

3.1.2 GÁS NAURAL

        Na geração de energia a partir do gás natural, temos a queima deste gás, o vapor produzido movimenta turbinas ligadas a geradores que produzem energia elétrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (248 Kb)   docx (463.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com