TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento De Software

Dissertações: Desenvolvimento De Software. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  2.058 Palavras (9 Páginas)  •  788 Visualizações

Página 1 de 9

Requisitos:

Esta atividade tem como objetivo, compreender o problema, dando aos desenvolvedores e usuários, a mesma visão do que deve ser construído para resolução do problema. Desenvolvedores e clientes, em conjunto, buscam levantar e priorizar as necessidades dos futuros usuários do software (necessidades essas denominadas como requisitos).

O Levantamento de Requisitos é a etapa mais importante, no que diz respeito ao retorno de investimentos no projeto. Vários projetos são abandonados pelo baixo levantamento de requisitos, ou seja, membros da equipe não disponibilizaram tempo suficiente para essa fase do projeto, em compreender as necessidades dos clientes em relação ao sistema a ser desenvolvido. E como um sistema de informações geralmente é utilizado

para automatizar processos de negócio em uma organização, esses processos da organização devem ser bem compreendidos para que o restante das atividades do processo de desenvolvimento flua de acordo com as reais necessidades do cliente.

Análise:

Esta etapa, também chamada de especificação de requisitos, é onde os desenvolvedores dizem um estudo detalhado dos dados levantados na atividade anterior. De onde são construídos modelos a fim de representar o sistema de software a ser desenvolvido.

O interesse nessa atividade é criar uma estratégia de solução, sem se preocupar como essa estratégia será realizada, ou seja, utilizar as necessidades dos clientes, depois de compreendido o problema, para resolução do problema solicitado. Assim é necessário definir o que o sistema deve fazer, antes de definir como o sistema irá fazer.

O que acontece com frequência, é quando as equipes de desenvolvimento partem para a solução do problema do software, sem antes ter definido completamente o problema em questão. Nesta fase deve-se então realizar a validação e verificação dos modelos construídos, antes de partir para solução do problema.

Validação: tem por objetivo, assegurar que o sistema de software está atendendo às reais necessidades do cliente;

Verificação: verifica se os modelos construídos na análise estão em conformidade com os requisitos do cliente.

Projeto:

Nesta fase é que deve ser considerado, como o sistema funcionará internamente, para que os requisitos do cliente possam ser atendidos. Alguns aspectos devem ser considerados nessa fase de projeto do sistema, como: arquitetura do sistema, linguagem de programação utilizada, Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) utilizado, padrão de interface gráfica, entre outros.

No projeto é gerada uma descrição computacional, mencionando o que o software deve fazer, e deve ser coerente com a descrição realizada na fase de análise de requisitos.

O projeto possui duas atividades básicas: projeto da arquitetura (ou projeto de alto nível), e projeto detalhado (ou projeto de baixo nível).

Em um processo de desenvolvimento orientado a objetos, o projeto da arquitetura normalmente é realizado por um arquiteto de software. O projeto da arquitetura visa distribuir as classes de objetos relacionados do sistema em subsistemas e eus componentes, distribuindo também esses componentes pelos recursos de hardware disponíveis.

Já no projeto detalhado, são modeladas as relações de cada módulo com o objetivo de realizar as funcionalidades do módulo. Além de desenvolver o projeto de interface com o usuário e o projeto de banco de dados.

Implementação:

Nessa etapa, o sistema é codificado a partir da descrição computacional da fase de projeto em uma outra linguagem, onde se torna possível a compilação e geração do código-executável para o software.

Em um processo de desenvolvimento orientado a objetos, a implementação se dá, definindo as classes de objetos do sistema em questão, fazendo uso de linguagens de programação como, por exemplo: Delphi (Object Pascal), C++, Java, etc. Pode-se também utilizar na implementação ferramentas de software e bibliotecas de classes preexistentes para agilizar a atividade, como também o uso de ferramentas CASE, que dinamizam o processo de desenvolvimento, nas várias atividades, onde inclui-se geração de código-fonte, documentação, etc.

Testes

Diversas atividades de testes são executadas a fim de se validar o produto de software, testando cada funcionalidade de cada módulo, buscando, levando em consideração a especificação feita na fase de projeto. Onde o principal resultado é o relatório de testes, que contém as informações relevantes sobre erros encontrados no sistema, e seu comportamento em vários aspectos. Ao final dessa atividade, os diversos módulos do sistema são integrados, resultando no produto de software.

Implantação

Por fim a implantação compreende a instalação do software no ambiente do usuário. O

que inclui os manuais do sistema, importação dos dados para o novo sistema treinamento dos usuários para o uso correto e adequado do sistema. Em alguns casos quando da existência de um software anterior, também é realizada a migração de dados anteriores desse software.

Manutenção e Suporte

Apesar da aplicação do SDL durante o desenvolvimento, as práticas de desenvolvimento mais avançadas ainda não dão suporte ao fornecimento de software completamente livre de vulnerabilidades, e há bons motivos para acreditarmos que isso nunca acontecerá. Mesmo que o processo de desenvolvimento pudesse eliminar todas as vulnerabilidades do software fornecido, novos ataques seriam descobertos e o software que era "seguro" estaria vulnerável. Assim, as equipes de produto devem se preparar para responder a vulnerabilidades recém-descobertas no software fornecido aos clientes.

Parte do processo de resposta envolve a preparação para avaliar relatórios de vulnerabilidades e lançar orientações e atualizações de segurança quando apropriado. O outro componente do processo de resposta é a condução de um post-mortem das vulnerabilidades relatadas e a adoção de medidas, conforme necessário. As medidas em resposta a uma vulnerabilidade variam de emitir uma atualização para um erro isolado até atualizar as ferramentas de verificação de código e iniciar revisões do código dos principais subsistemas. O objetivo durante a fase de resposta é aprender a partir dos erros e utilizar as informações fornecidas em relatórios de vulnerabilidade para ajudar a detectar e eliminar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com