TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento de um sistema de aluguel de livros

Pesquisas Acadêmicas: Desenvolvimento de um sistema de aluguel de livros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.189 Palavras (9 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVO 4

3 DESENVOLVIMENTO 5

3.1 COMPARATIVO DOS SITES 5

3.1.1 Loc Livros 5

3.1.1.1 Histórias & estórias Locadora de Livros 6

3.2 PRINCÍPIOS DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 6

3.2.1 Passo a Passo 7

3.2.2 Métodos utilizados na Nossa Locadora de Livros. 7

3.2.3 Implantação de Segurança Física na Máquina 7

3.2.4 Implantação de Controle de Acessos 8

3.2.5 Restrição de Acesso aos Recursos Informacionais 8

3.2.6 Proteção contra as vulnerabilidades de softwares 8

3.2.7 Auditoria de Processos 8

3.3 PRINCÍPIOS UTILIZADOS NA CRIAÇÃO DE UMA EMPRESA 9

3.3.1 Humanização 9

3.3.2 Relacionamento Interpessoal 10

3.3.3 Ética 10

3.4 SISTEMAS DA NOSSA LOCADORA DE LIVROS 11

3.4.1 ERP (Enterprise Resource Planning) 11

4 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

Atualmente vivemos em um mundo que gira em torno da tecnologia, devido a isto esta ocorrendo uma grande corrida para a implantação de sistemas que tornem as empresas cada dia mais modernas e automatizadas. Com isto a Nossa Locadora de Livros, uma empresa muito antiga no ramo de locação de livros, sentiu a necessidade de desenvolver a sua área de TI.

Geraremos pesquisas e análises que contribuirão para o desenvolvimento deste projeto, Utilizaremos para este fim as visões das disciplinas que foram analisadas neste semestre para que com isto ocorra um melhor aproveitamento das mesmas e uma vivência mediante as informações absolvidas.

2 OBJETIVO

O objetivo desta produção textual é nos trazer enriquecimento, pois abordará as necessidades de uma empresa que é a Nossa Locadora de Livros em busca do desenvolvimento da sua área de TI, angariando manter-se no mercado cultivando os seus clientes atuais e conquistando uma nova carteira de clientes, mediante a informatização dos seus processos.

As análises e considerações abrirão leques de possibilidades e oportunidades que poderão ser exploradas não só para a criação do Sistema de TI da empresa em questão, mas de outras empresas.

3 DESENVOLVIMENTO

A “Nossa Locadora de Livros” é uma empresa privada com fins lucrativos e está situada na região central da cidade de São Paulo, fundada em 20 de janeiro de 1.990, com o objetivo de atender a demanda de locação de livros. A empresa “Alunos da UNOPAR” assumiu esse compromisso e atua plenamente no desenvolvimento do sistema de locação de livros. Para que este sistema seja desenvolvido nos trazendo o resultado almejado se faz necessário um estudo de mercado, de conceitos e de regras.

3.1 COMPARATIVO DOS SITES

Analisando os sites de locadoras já existentes, pude observar diversos pontos positivos e negativos, engrandecendo com isto a minha visão em relação a todo material que foi abordado em IHC.

Os sites analisados foram:

Loc Livros

Endereço: http://www.loclivros.com.br/

Histórias & estórias Locadora de Livros

Endereço: http://www.historiaseestorias.com.br/

3.1.1 Loc Livros

Ao navegar no site da locadora Loc Livros pude observar que sua Homepage é de fácil navegação, devido a existência do Menu repetido, juntamente com uma forma de busca fácil de ser utilizada, a facilidade de navegação faz com que o usuário permaneça no site.

Existe uma necessidade de adequação de cores, embora a homepage seja da cor branca, é nos apresentado a cor preta para o plano de fundo do logotipo da empresa, trazendo com isto um desconforto visual. Juntamente com a má utilização de ícones, pois alguns divergem do enunciado, trazendo como exemplo o ícone que caracteriza o botão disponível é representado por uma estrela, que nos dá a alusão de representação de Favoritos.

3.1.1.1 Histórias & estórias Locadora de Livros

O Site da locadora Histórias & estórias Locadora de Livros utiliza enquetes, espaço de exposição de opiniões, promovendo a interatividade, pois são artifícios que fazem com os usuários permaneçam navegando. Os seus ícones são melhores representados, trazendo como exemplo temos o espaço que caracteriza o cadastro do usuário por e-mail é representado por uma carta. Entretanto nos traz oportunidade nas combinações de cores, utilizando várias cores de tons fortes misturados e também no seu Menu que não tem uma fácil navegação.

3.2 PRINCÍPIOS DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

A gestão da Segurança da Informação surgiu mediante a necessidade de proteção e minimização dos riscos que corremos ao manusearmos informações em sistemas computacionais e hoje como estamos na Era Digital temos que nos preocupar com não só dados internos, mas também dados externos.

Baseia-se em três princípios básicos para desenvolver a Política de Segurança da Informação de uma empresa:

1) Confidencialidade: garantia de que só pessoas autorizadas manuseiem os sistemas e informações internas;

2) Integridade: garantir que as informações sejam transportadas com dados fidedignos;

3) Disponibilidade: garantir que todas as informações sejam acessadas a qualquer momento que seja necessário pelos usuários autorizados.

3.2.1 Passo a Passo

Para desenvolver e manter a Política de Segurança da Informação da Empresa é necessário:

1) Desenhar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com