TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagrama De Fases Ternario

Casos: Diagrama De Fases Ternario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  1.074 Visualizações

Página 1 de 4

1. OBJETIVO

Determinação do diagrama de fases ternário para poli (etileno glicol) (PEG), citrato e água a temperatura ambiente

2. INTRODUÇÃO

Diagrama de fases ternário

Um diagrama ternário também, denominado gráfico ternário triangular, é um diagrama baricentríco com três variáveis que somam uma constante. Representa graficamente os valores de três variáveis como as posiciones em um triângulo equilátero, e é utilizado em diversas áreas para mostrar a composição de sistemas formados por três espécies

.

Figura 1 – Diagrama de fases ternário

Poli Etileno Glicol (PEG)

Poli etileno glicol é um polímero formado a partir do etileno glicol encontrado em vários produtos domésticos, por exemplo em pasta de dente. Devido à sua baixa toxicidade e baixa periculosidade, ele é permitido para o uso em diversos lubrificantes/laxantes. É caracterizado como um liquido claro e viscoso (peso molecular maior que 200g/mol) . PEG’s são solúveis na maioria dos solventes orgânicos como benzeno, tetra cloreto de carbono, clorofórmio, dimetil-formaldeido entre outros.

Propriedades:

Massa molecular: 44n+62 (Varia de 200 a 40.000)

Densidade:1,12 a 1.21 g/cm²

Ponto de fusão: 4°C a 8°C

Ponto de ebulição: >200°C

Regra de fase de gibbs

- FASE

Qualquer porção de um sistema química ou fisicamente homogêneo, e delimitado por uma fronteira, pelo que é mecanicamente separável de qualquer outra porção.

- SISTEMA

Em física, um sistema, originalmente chamado uma substancia de trabalho, é definido como a parte do universo que esta sob consideração. Uma fronteira hipotética ou real sempre separa o sistema do resto do universo, resto que integra o que se designa usualmente por ambiente ou vizinhança.

-COMPONETNTES DE UM SISTEMA

Menor numero de variaveis químicas independentes necessárias e suficientes para expressara composição de cada fase presente em qualquer estado de equilíbrio termodinâmico.

-MISCIBILIDADE

É a propriedade de duas ou mais substancias liquidas misturarem entre si com maior ou menor fascilidade, formando uma ou mais fases

- DIAGRAMA DE FASES

É um tipo de gráfico que mostra as condições de equilíbrio entre as fases termodinamicamente distintas.

Todo o trabalho em diagramas de equilíbrio tem por base a regra de gibbs. Para que um sistema encontre-se em equilíbrio termodinamico (temperatura e pressão uniformes) o potencial químico ou a pressão de vapor de cada constituinte deverá apresentar o mesmo valor em qualquer ponto da fase. O diagrama de equilíbrio é essencialmente uma expressão gráfica da regra das fases cuja expressão matemática é:

F = C – P + 2

F - numero de graus de liberdade

C - numero de componentes

P – numero de fases

Diagrama de fases ponto triplo da água

3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Primeiramente foram preparadas 8 soluções de citrato em agua destilada, descontanto sempre o peso do erlenmayer e da folha de papel utilizada na pesagem das amostras. A Agua foi pesada diretamente no erlenmayer enquanto a massa de citrato foi pesada na folha de papel e posteriormente transferida para o erlenmayer. Também foi realizada a medição da temperatura do laboratório durante a experiência.

Após preparadas e dissolvidas as soluções realizamos o processo de titulação de cada uma delas com PEG, agitando vigorosamente o frasco à medida que era adicionado o titulante e interrompendo a titulação ao ser alcançado o ponto de viragem (aspecto turvo). A turbidez da mistura é indicativo da presença de outra fase liquida com diferentes índices de refração. OS dados obtidos e coletados são encontrados no item analise de dados do relatório.

4. TRATAMENTO DE DADOS E DISCUSSÕES:

Primeiramente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com