TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diaz Branco S / A

Seminário: Diaz Branco S / A. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Seminário  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 3

A M. Dias Branco S/A surgiu a partir de um empreendimento do então futuro empresário, Manuel Dias Branco, na cidade de Cedro/CE , Depois a Padaria Imperial. O ano era 1936 e em sua padaria, Dias Branco produzia pães, biscoitos e o macarrão da marca Imperial para a população de Fortaleza. A padaria ficava na movimentada Avenida Visconde do Rio Branco.5 6

Em 1940 Manuel moderniza sua empresa, instalando máquinas para produção do macarrão Imperial e expande seus negócios, formando uma sociedade com seus irmãos José e Orlando, criando a empresa M. Dias Branco & Irmãos (O "M." vem de Manuel, o primeiro nome do fundador). Em 1951 a padaria muda de endereço e de nome. A "Padaria Fortaleza" foi transformada numa fábrica de biscoitos e massas, que recebeu o nome de "Fábrica Fortaleza" em 1953 quando Francisco Ivens de Sá Dias Branco entra na sociedade, mudando o nome da empresa para "M. Dias Branco & Cia.ltda." (lembrando, mais uma vez, que o "M." vem da abreviação de Manuel). No ano seguinte a empresa então investe em máquinas pesadas e trabalhando em três turnos cria a bolacha Pepita que foi o seu primeiro grande sucesso.

Na década de 1960 a empresa passa por grandes mudanças. Em 1962 são lançados novos produtos, dentre eles o biscoito Petit Beure e também é criado o personagem "Fortinho", como mascote da Fábrica Fortaleza, então a única unidade da Empresa. Já no final da década, em 1967 a fábrica passa por sua primeira expansão quando começa a produzir a linha "Extra-Fina".

Os anos de 1970 foram de consolidação para a Empresa que passou a produzir massas para as regiões Norte e Nordeste, alcançando a liderança nestas regiões. Em 1972 o biscoito cream cracker passa a ser um dos produtos mais populares. Em 1976 a nova sede da Fábrica Fortaleza começa a ser construída na BR-116, km 18, no município do Eusébio (CE), em um terreno de 600.000 m2, sendo atualmente uma das maiores fábricas de biscoitos e massas da América Latina. Com o lançamento da linha "Richester" em 1978 a empresa alcança novos patamares de vendas, elevando ainda mais sua participação no mercado.

Em 1980 foi concluída a construção das novas instalações da fábrica de biscoitos e massas, no município do Eusébio (CE), mantendo-se o nome de "Fábrica Fortaleza". Com as novas instalações a empresa expande ainda mais sua produção e atuação no mercado do Norte-Nordeste. Para melhorar a qualidade de seus produtos a empresa cria em 1985 o Centro de Pesquisas e Análises – CPA para certificação e desenvolvimento de novos produtos. Em 1991 a empresa robotiza os sistemas de embalagens de seus produtos.

Em 1992 a M. Dias Branco expande suas atividades e inaugura a sua primeira unidade de moagem de trigo e produção de farinha e farelo de trigo, constituindo-se no maior moinho do Brasil em capacidade de armazenamento de trigo e derivados. Esse investimento representou o primeiro passo para a verticalização do processo de produção de biscoitos e massas da Empresa. Em 1999 a empresa lança o salgadinho Tot's.

Em 2000 a empresa obtém a certificação ISO 9000 e é eleita pela revista Exame como a melhor empresa do seguimento no Brasil. Ainda em 2000 a empresa inaugura uma nova unidade de moagem de trigo, denominada Grande Moinho Potiguar, em Natal, Rio Grande do Norte,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com