TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dicionario De Dados

Trabalho Escolar: Dicionario De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ANHANGUERA – FACNET

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

DOUGLAS PATRIK DA COSTA SANTOS

USABILIDADE E ACESSIBILIDADE

BRASÍLIA – DISTRITO FEDERAL

2012 

USABILIDADE

Usabilidade consiste em proporcionar ao usuário rapidez e eficácia, um web site com boa usabilidade precisa ser bem organizado, para que o usuário não se perca, ou não entenda como usar o mesmo.

Um site bem organizado é aquele que logo que se entra já sabe do que se trata, mostra suas opções e seus serviços sem complicação alguma, isso consequentemente faz com que esse site fique com boa usabilidade, facilitando assim a navegação e a busca por informações dentro do mesmo.

Para tornar um site que tem uma má usabilidade, em um que tenha uma boa usabilidade não é somente organização, temos várias formas, por exemplo: usar linguagem simples e clara ao leitor, títulos limpos para os links, fácil navegação, estrutura fácil de ser entendida, conteúdo objetivo, páginas específicas para assuntos específicos, Estrutura de links bem definida e fácil, contato em destaque, entre outras.

Acho que no final usabilidade se resume em simplicidade e facilidade, se hoje quiser um site usável, tem que ser simples precisa ser de fácil entendimento, ou seja, precisa ser objetivo, um site bonito, porém complicado não agrada a ninguém, as pessoas precisam de facilidade, quanto mais fácil e simples, mais acessos também.

As pessoas confundem muito esse assunto com outro que não tem nada a ver, que é a acessibilidade, um site com acessibilidade não é a mesma coisa que um site com usabilidade, pois um site pode muito bem ser muito acessível, porém pouco usável, e vice e versa.

Usabilidade se for olhar ao pé da letra se define na facilidade que as pessoas encontram para utilizar ferramentas para executar certa tarefa, na relação humano-computador usabilidade se refere à simplicidade e facilidade na interface de um programa ou de um web site, na forma que as ferramentas podem ser utilizadas, ou seja, a facilidade que as pessoas encontram para utilizar certa ferramenta de um programa ou web site para executar certa tarefa.

Então usabilidade nada mais é que a facilidade que o usuário encontra para utilizar ferramentas para executar denominada tarefa, se refere a facilidade de entendimento do usuário sobre a interface de certo programa ou web site.

Acessibilidade

Acessibilidade define-se em fácil acesso a todos os usuários de qualquer ferramenta, ou seja, significa que todas as pessoas tenham uma boa acessibilidade às informações de tal ferramenta.

Assim como temos problemas com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais à prédios e calçadas por exemplo, também temos esse problema com web sites. Essas pessoas precisam também de acessibilidade a web, precisam ter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com