TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença de Dados е Informações

Abstract: Diferença de Dados е Informações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/12/2014  •  Abstract  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

DADO, INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E SISTEMA

A temática envolve conceitos básicos como dado, informação, conhecimento e sistema. Abordemos cada um destes conceitos.

Segundo OLIVEIRA (1992) dado é:

“Qualquer elemento identificável em sua forma bruta que por si só não conduz a uma compreensão de um determinado fato ou situação. A maior dificuldade para o ser humano está em a partir desses dados, e com o auxílio de metodologias transformá-los em informação”.

Informação é muito simples: tudo o que se ouve, lê-se ou fala-se pode-se entender como informação. A partir do conhecimento que a informação propicia é que as organizações podem tomar decisões.

A diferenciação entre dado, informação e conhecimento foi abordada por DAVENPORT e PRUSAK (1998) que assim foi definida:

DADO INFORMAÇÃO CONHECIMENTO

Simples observação sobre o estado do mundo Dados dotados de relevância e propósito Informação valiosa do homem. Compreende, reflexão, síntese e contexto

Facilmente estruturado Requer análise Difícil estruturação

Facilmente obtido por máquinas Exige consenso sobre o significado Difícil captura em máquinas

Frequentemente quantificado Exige a intervenção humana Frequentemente tácito

Facilmente transferível Difícil transferência

O comparativo permite afirmar que dados isolados não representam informações. O conjunto de dados deverá ser fornecido como elemento de entrada para, por exemplo um sistema informatizado e assim gerar a disponibilização de informações. Transformar estas informações em conhecimento é o maior desafio das organizações

LAPOLLI (2203) enfatiza que:

“A informação deve ser usada como fator de obter vantagem competitiva e que possibilita as organizações gerarem conhecimento e, com isso, agregam valores a seus produtos e serviços. A informação assume o papel de ser o combustível mais preciosos do século XXI. Sobreviverão aqueles que melhor fizerem uso deste bem que passa a fazer parte do ativo das organizações.”

PADOVEZE (2009) define Sistema:

“ Sistema é um conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem formando um todo unitário e complexo. Como resultante do enfoque sistêmico, o todo deve ser mais que a soma das partes. (....) mais que se estudem as partes para entender o todo, é necessário considerar as inter-relações e o contexto em que estão inseridas.”

Um sistema de informação pressupõe um processamento de recursos (entradas do sistema) para obtenção de saídas ou produtos do sistema.

CHIAVENATO (2000) define as características dos sistemas a partir de dois conceitos: o de propósito – os elementos ou unidades definem um objetivo a ser alcançado; e a totalidade – uma ação que produza mudanças em uma das unidades do sistema terá muita probabilidade de produzir alterações em todas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com