TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Difusividade Do éter

Casos: Difusividade Do éter. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/1/2014  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

Difusão é o movimento, sob a influência de um estímulo físico, de um componente individual através de uma mistura. (McCABE)

A transferência de massa não é apenas integrante, mas também uma parte essencial da química e dos processos industriais. Tal transferência é, por exemplo, a base para os muitos processos de separação e operações de purificação usada na indústria. (GRISKEY)

Para uma melhor compreensão, pode-se fazer uma analogia à transferência de calor, que tem como força motriz, ou causa a diferença de temperatura entre duas regiões gerando a transferência de calor. Pode-se dizer que ocorre uma transferência de massa ocasionada pelo gradiente de concentração. Observa-se desse enunciado uma nítida relação entre causa e efeito. Para causa: diferença de concentração do soluto, existe o efeito da transferência de massa. A diferença de concentração do soluto, enquanto causa, traduz-se em “força motriz” necessária ao movimento da espécie considerada de uma região a outra. (CREMASCO)

Uma das grandezas que caracteriza a transferência de massa por difusão molecular é a difusividade mássica, DAB. O coeficiente de difusão é definido como a mobilidade do soluto no meio e é governada pela interação soluto-meio. A importância do entendimento da difusividade ou do coeficiente de difusão reside no fato de que, ao se procurar compreendê-lo, a difusão, em si, estará apreendida. (CREMASCO)

O coeficiente de difusão é um valor que mede a facilidade que um soluto se movimenta em determinado solvente e depende basicamente de três fatores, o tamanho e a forma do soluto, a viscosidade do solvente e temperatura. Sendo assim, é uma propriedade muito importante para o estudo da difusão. Uma vez que as operações unitárias mais comuns na indústria são as que ocorrem devido à transferência de massa (não somente por difusão, mas também por convecção), como por exemplo, destilação, secagem, extração e outras, se torna necessário as propriedades de transporte de várias substâncias, dentre estas a difusividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com