TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diretrizes Para TI

Trabalho Universitário: Diretrizes Para TI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  1.661 Palavras (7 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 7

PROJETO INTERDISCIPLINAR – 2º SEMESTRE 2013

TECNOLOGIA EM MARKETING

DISCIPLINAS:

Direito Empresarial: Professor Mestre Paulo César D’Elboux

Matemática: Professor Leonardo Danelon

Processos Gerenciais: Professor Bruno Covolan

Projeto Interdisciplinar em Marketing : Profº Dr. Adolpho Queiroz ( Orientações nas 6ª feiras das 19:30 às 21:30 horas , na Sala de Aula

Coordenação: Paulo César D’Elboux

TEMA: “Construindo um negócio do século XXI”: Concepção, criação e tentativa de monetização de ferramenta online

Nos primeiro e segundo semestres do Curso de Tecnologia em Marketing da Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara, os alunos realizarão um único trabalho integrado, visando o alinhamento das disciplinas oferecidas nesta série, bem como de todo o projeto pedagógico do Curso.

O projeto interdisciplinar visa concentrar esforços tanto de alunos, quanto de professores, acerca do conteúdo que será apresentado a partir da criação e tentativa de viabilização de uma ferramenta de caráter tecnológico online.

Este trabalho se justifica na medida em que, além de desenvolver a interdisciplinaridade, é uma preocupação do curso de Tecnologia em Marketing da Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara, desenvolver junto aos alunos o gosto pela prática da pesquisa, pelo relacionamento com o mercado de trabalho e pela importância da conduta ética da profissão.

O trabalho consistirá em conceber, utilizando-se de ferramentas já testadas e de eficácia comprovada, uma aplicação online, com respectiva tentativa de viabilização operacional e financeira.

Os alunos deverão escolher entre criar:

• Canal no Youtube

• Blog com informações sobre temática a ser escolhida pelo grupo

• Canal Tumblr, com temática a ser escolhida pelo grupo

• Página ou grupo no site Facebook

• Página no Google+

Os alunos podem, ainda, escolher criar e administrar uma das ferramentas acima para uma empresa já existente, em formato de parceria.

A criação de outras ferramentas fora desse escopo, como aplicativos para celular, sites autônomos ou outros, deve ser previamente discutida e autorizada pelos professores e coordenação do curso.

A seguir, apresentamos esta proposta através de tópicos e sub-tópicos a fim de explicitar os objetivos, a descrição da proposta (com a composição dos grupos, critérios de avaliação etc), prevendo, inclusive, as regras para melhor operacionalização do projeto e, finalmente, um cronograma para a normatização das etapas/datas relacionadas ao trabalho.

OBJETIVOS DO TRABALHO:

Este trabalho integrado tem como propósito que os alunos dos primeiro e segundo semestres do curso de Tecnologia em Marketing, já organizados em grupos/agências experimentais, pesquisem e realizem um trabalho num novo cenário econômico de tecnologia.

Para que os grupos/ agências experimentais realizem o trabalho proposto, deverão definir todas as etapas de um plano de negócios e operacionalização de uma ferramenta online, analisando todos os itens necessários.

Objetiva-se que os alunos ampliem e fortaleçam suas habilidades e competências no que tange o empreendedorismo, processos gerenciais, direito empresarial e matemática.

Em linhas gerais, os objetivos do trabalho são:

• Permitir ao aluno o desafio de levar adiante um projeto que será aplicado na vida real;

• Estimular o aluno a pesquisar sobre ferramentas e dados de novos paradigmas econômicos e administrativos;

• Proporcionar ao aluno mecanismos para buscar soluções para os problemas apresentados pelo objeto da pesquisa;

• Capacitar o aluno a desenvolver estratégias eficientes;

• Despertar a importância de criar e inovar num mercado de competição constante e agressiva;

• Conhecer a importância dos aspectos legais de uma empresa e das ferramentas online;

• Permitir aos alunos desenvolver habilidades matemáticas, que devem servir para avaliação constante dos resultados de suas iniciativas empresariais.

COMPOSIÇÃO DOS GRUPOS/ AGÊNCIAS EXPERIMENTAIS:

• Delimitações: a classe será dividida em no máximo 7 (sete) grupos, com, no mínimo, 5 e, no máximo, 6 alunos. O número de integrantes dos grupos poderá sofrer variação de acordo com o número de alunos matriculados no segundo semestre.

• Representantes: cada grupo deverá eleger um aluno representante e um suplente que terão o papel de comunicar dúvidas junto aos professores/orientadores e do coordenador do Curso.

• OBS: os casos omissos deste regulamento serão resolvidos pela Coordenação do Curso.

DESCRIÇÃO DO TRABALHO:

A disciplina de Matemática irá auxiliar os alunos na escolha e montagem dos índices e métricas de avaliação de sucesso da iniciativa. Ajudar a avaliar matematicamente a evolução da ferramenta. Criar funções para estimar aumento de demanda, de tráfego, banda, etc. Criação de um “dashboard” de acompanhamento de resultados, com criação de funções de demanda e fluxo.

A disciplina de Direito Empresarial irá orientar os alunos na avaliação dos contratos e acordos de serviço a que os alunos se submeterão ao criarem suas ferramentas em sites terceiros.

Auxiliar na avaliação dos contratos de remuneração desses mesmos serviços, que normalmente se dão de empresa para pessoa física, e entender como migrar para a constituição de uma empresa, se o negócio for promissor.

A disciplina de Processos Gerenciais irá orientar os alunos em todas as etapas do projeto no que tange à administração, construção de um “mini” plano de negócios, escolha de tecnologia, estabelecimento de processos e controles,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com