TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertação

Por:   •  2/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  9.467 Visualizações

Página 1 de 3

PRÁTICAS DE ESCRITA ONLINE

ATIVIDADE   2  – 1º SEMESTRE   / 2016

I - Conhecendo a atividade 2 -  1º semestre /2016

RELAÇÕES DE PODER ENTRE HOMENS E MULHERES NO MUNDO.

Uma das questões mais instigantes a respeito das “relações de poder entre homens e mulheres” é saber se tal relação seria movida prioritariamente por meio de critérios sociais ou biológicos.   Afinal, que fatores sobredeterminam esse tipo de relação?

Ao fazer esse questionamento, é importante evidenciar que a discussão que se propõe aqui não é sobre identidade de gênero, nem sobre características biológicas pautadas no chamado binarismo “masculino versus feminino” (COSTA et al), mas, sim, sobre  possíveis fatores que  contribuem para promover  a desigualdade de gênero, fenômeno ainda bastante perceptível na sociedade contemporânea, por meio de manifestações machistas e de violência contra a mulher, entre outras.

A partir do estudo dos textos, artigos e vídeo disponibilizados no “Material de apoio”, desejamos-lhe boas reflexões e que faça uma excelente produção escrita.

II -  Produzindo um texto dissertativo-argumentativo

A -  Estrutura do texto

Tendo em vista as ideias e informações expostas no “Material de apoio” e considerando-se as instruções seguintes, redija um texto dissertativo-argumentativo (15 a 18 linhas), discutindo o seguinte tema.

RELAÇÕES DE PODER ENTRE HOMENS E MULHERES NO MUNDO.

[pic 1]A paquistanesa Malala Yousafzai, de dezessete anos de idade, ganhou o Prêmio Nobel da Paz de 2014, pela defesa de todas as meninas e mulheres de estudar. “Nossos livros e nossos lápis são nossas melhores armas. A educação é a única solução, a educação em primeiro lugar”, afirmou a jovem em seu primeiro pronunciamento público na Assembleia de Jovens, na Organização das Nações Unidas (ONU), após o atentado em que foi atingida por um tiro ao sair da escola, em 2012. Recuperada, Malala mudou-se para o Reino Unido, onde estuda e mantém o ativismo em favor da paz e da igualdade de gêneros.

Fonte: ENADE/2015 Acesso em: 18 ago. 2015 (Adaptado).

A partir dessas informações e da leitura do Material de Apoio, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o significado da premiação de Malala Yousafzai e a respeito da  luta das mulheres pela igualdade de gêneros.

Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:

  1. direito das jovens e das mulheres em geral à educação;
  1. relações de poder entre homens e mulheres no mundo.
  1. propostas concretas para a construção de uma sociedade em que os sujeitos tenham iguais condições.

B -   Formatação do texto

   

  1. Título obrigatório.
  2. Arquivo em Word, com identificação do aluno (RA, curso, período).
  3. Fonte Arial, 12. Margens justificadas. Espaço 1,5 entre linhas.
  4. Três parágrafos (máximo de 18 linhas).

C - Observações importantes

Para fins avaliativos, serão adotados os mesmos critérios seguidos pelo ENEM. Receberá a nota zero os textos que se encontrarem em qualquer uma das seguintes situações:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (98.9 Kb)   docx (38.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com