TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDS 10 SEM ENG PROD MEC UNIP

Por:   •  19/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.136 Palavras (9 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 9

MODULO 1

EX 1 - E

JUSTIFICATIVA: A MANUTENÇÃO PREVENTIVA ACONTECE JUSTAMENTE PARA EVITAR FALHAS QUE POSSAM VIR A DANIFICAR O EQUIPAMENTO, E NÃO APÓS AS FALHAS JA ACONTECEREM, O EXEMPLO DA TROCA DE OLEO DO CARRO ESTÁ CORRETO, POIS DURANTE ESSE PERIODO O ÓLEO MANTEM AS PROPRIEDADES DE LUBRIFICAÇÃO, GARANTINDO QUE O EQUIPAMENTO NÃO SERÁ DANIFICADO.

EX 2 - JUSTIFICATIVA PESSOAL

EU DISCORDO DE DRAPINSKI, POIS ACREDITO QUE AS FALHAS PODEM SIM SER EVITADAS, ELAS PODEM SER OCASIONADAS POR DIVERSOS MOTIVOS, PODEMOS CITAR ALGUM DELES COMO: SUBDIMENSIONAMENTO DO MATERIAL NO QUAL O EQUIPAMENTO FOI CONSTRUÍDO REFERENTE AO SERVIÇO QUE ELE EXECUTARÁ, ERROS DE PROJETO, FALTA DE CALIBRAGEM DA MAQUINA, FALTA DE CAPACITAÇÃO PARA UTILIZAR A MAQUINA, ASSIM CAUSANDO DESGASTE DO EQUIPAMENTO, ETC, ENTÃO AO MEU MODO DE VER, AS FALHAS SÃO SIM EVITADAS, SE O PROJETO DO EQUIPAMENTO FOI FEITO DE FORMA PRECISA, MANTENDO A MANUTENÇÃO EM DIA, NÃO OCORRERÁ FALHAS.

MODULO 2

Resposta questão  01:  Alternativa A

Justificativa; Normalmente a manutenção em um sistema novo ou em operação é dada pelo conhecimento técnico dos mantenedores já que são treinados e preparados para a manutenção e equipamento em questão.

 

Resposta questão  02:  Alternativa A

Justificativa;

Vantagem competitiva é uma ou um conjunto de características que permitem a uma empresa diferenciar-se, por entregar mais valor aos seus clientes, em comparação aos seus concorrentes e sob o ponto de vista dos clientes, visando esta vantagem a área de manutenção nas empresas passa a ser considerada estratégica para os resultados dos negócios das mesmas, pois por meio da manutenção sistemática é possível antecipar-se e evitar falhas que poderiam ocasionar paradas imprevistas dos equipamentos produtivos. Da mesma forma, é possível se detectar uma situação onde haja expectativa de falha e programar-se para uma intervenção em oportunidade mais apropriada, sem prejudicar os compromissos de produção assumidos.

QUESTÃO 3

Na busca pela competitividade  as empresas buscam ter máquinas modernas, planos de expansão, mercado cativo, tecnologia de ponta, produtos de qualidade, preços competitivos, ótimos funcionários e programas de qualidade porém se ela não contar com um eficiente programa de manutenção mecânica isso não será o suficiente.  

A intensa concorrência, os prazos de entrega dos produtos passaram a ser relevantes para todas as empresas. Com  isso surgiu a motivação para se prevenir contra as falhas de máquinas e equipamentos.

Garantir a produção normal e a qualidade dos produtos fabricados é um dos objetivos da função “manutenção” das empresas

Atividades de manutenção evitam a deterioração, atividades que avaliam o estado do equipamento e atividades de recuperação e recondicionamento e a busca da competitividade sustentável da empresa se complementam.

Com a manutenção adequada, aumentamos a disponibilidade da máquina em trabalhar com isso temos, aumento da competitividade;  aumento da lucratividade;  satisfação dos clientes;  produtos com defeito zero.

QUESTÃO 4 – ALTERNATIVA -  A

Podemos entender manutenção como o conjunto de cuidados técnicos indispensáveis ao funcionamento regular e permanente de máquinas, equipamentos, ferramentas e instalações. Manutenção é o conjunto de ações conduzidas com a finalidade de manter em condição aceitável as instalações e os equipamentos de uma instalação fabril, de forma a possibilitar a produção regular, a sua qualidade e a segurança com o mínimo de custos totais.
Com a manutenção adequada, aumentamos a disponibilidade da máquina em trabalhar com isso temos, aumento da competitividade; aumento da lucratividade; satisfação dos clientes; produtos com defeito zero.
Por isso elas precisam evitar que os equipamentos se deteriorem, com rotinas de verificação para avaliar os equipamentos e atividades de recuperação e recondicionamento para maximizar tornar a empresa sustentável e competitiva.

MODULO 3

Exercício 1: Alternativa(B)

B - Manutenção preventiva é uma ação planejada e sistemática de tarefas de prevenção de forma constante e envolve programas de inspeção, reformas, reparos, entre outros. A manutenção preventiva é a monitoração de um determinado objeto estudado para evitar que ele apresente erros ou se quebre.

Exercício 2: Alternativa(A)

A - O principal objetivo da manutenção preventiva em equipamentos é evitar ou atenuar as consequências das falhas. Isso pode ser feito impedindo a falha antes que ela ocorra realmente, sendo assim evitará custos maiores e até mesmo a perda do equipamento.

Exercício 3: Alternativa(A)

A - Incorreta. Essa é a manutenção preditiva

Exercício 4: Alternativa(E)

E - MTTE - Não é conhecida. MTTR e MTBF - Estão invertidas. MTTR tempo médio para reparo MTBF tempo médio entre falha

Módulo 4: Questão 1

Manutenção preditiva é aquela que indica as condições reais de funcionamento das máquinas com base em dados que informam o seu desgaste ou seu processo de degradação. Trata-se da manutenção que prediz o tempo de vida útil dos componentes das máquinas e equipamentos e as condições para que esse tempo de vida seja bem aproveitado. Letra C.

Questão 2

Um Ohmímetro é um instrumento de medida elétrica que mede a resistência elétrica. Ou seja, a oposição à passagem da corrente elétrica. O modelo original de um ohmímetro provinha de uma pequena bateria que aplica uma tensão à resistência. É usado um galvanômetro para medir a corrente elétrica através da resistência. Letra C.

Exercicio 3 – C -- A manutenção que avalia a tendencia evolutiva de um defeito é a manutenção preditiva, uma vez que a mesma  indica as condições reais de funcionamento das máquinas com base em dados que informam o seu desgaste ou processo de degradação. Trata-se da manutenção que prediz o tempo de vida útil dos componentes das máquinas e equipamentos e as condições para que esse tempo de vida seja bem aproveitado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (219 Kb)   docx (955.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com