TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS NO CONTROLE TECNOLÓGICO DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS

Por:   •  3/3/2022  •  Artigo  •  1.641 Palavras (7 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 7

ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS NO CONTROLE TECNOLÓGICO DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS

NO-DESTRUCTIVE TESTS IN THE TECHNOLOGICAL CONTROL OF FLEXIBLE PAVEMENTS

Fábio Manoel Ferraz da Silva 

Instituo Federal de São Paulo/Campus São Paulo – Curso de Pós-graduação em Aeroportos - Projeto e Execução

        

Um pavimento aeroportuário deve atender as premissas funcionais e estruturais para as quais foi dimensionado e construído, no entanto a sua manutenção deve ser contínua, com a finalidade de prolongar a vida útil. Para realizar o monitoramento do seu desempenho são necessários vários ensaios. Esses ensaios podem ser destrutivos ou não. Quando se trata de aeroportos, a utilização de ensaios não destrutivos ganha importância pela dificuldade e transtorno causado com o fechamento de uma pista para execução dos mesmos, uma vez que estes requerem a restauração do pavimento após a sua execução. Diante das intervenções de manutenção e as inúmeras possibilidades de manifestações patológicas que podem ocorrer nas pistas aeroportuárias, a utilização de ensaios não destrutivos tem ganho destaque nos dias de hoje, sendo possível realizar a avaliação funcional e estrutural do pavimento, garantindo o seu monitoramento periódico. Este trabalho visa sugerir a metodologia de análise periódica dos pavimentos aeroportuários, com a utilização de ensaios não destrutivos mediante realidade de cada aeródromo.

Palavras-chave: Aeroportos. Ensaios não destrutivos. Pavimentos flexíveis. Avaliação.

An airport pavement must meet the functional and structural premises for which it was designed and built, however its maintenance must be continuous, to prolong its life cycle. To carry out the monitoring of its performance, several tests are necessary. These tests can be destructive or not. When it comes to airports, the use of non-destructive tests gains importance due to the difficulty and inconvenience caused by closing a runway for their execution, since these require the restoration of the pavement after its execution. In view of the maintenance interventions and the countless possibilities of pathological manifestations that can occur on airport runways, the use of non-destructive tests has gained prominence these days, making it possible to carry out the functional and structural assessment of the pavement, ensuring its periodic monitoring. This work aims to suggest the methodology of periodic analysis of airport pavements, with the use of non-destructive tests according to the reality of each aerodrome.

Keyword: Airport. Non-destructive testing. Flexible pavement. Evaluation.

  1. INTRODUÇÃO

De acordo com o a exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em sua emenda 06 do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil 153 (RBAC 153) regulamenta e estabelece procedimentos para o a realização de regular monitoramento da qualidade e serventia do pavimento[1].

Este artigo é realizado com base bibliográfica nacional (DNIT, ANAC) e internacionais (FAA) com o intuito de discorrer sobre os métodos de ensaios exigidos pelo, é importante entender qual a diferença entre os ensaios funcionais e ensaios estruturais.

  1. MÉTODOS

Este trabalho visa sugerir a metodologia de escolha para o gestor do aeródromo o periódico monitoramento da qualidade dos pavimentos aeroportuários, com a utilização de ensaios não destrutivos mediante realidade de cada aeródromo

A avaliação funcional leva em consideração a superfície do pavimento assim como a sua segurança e conforto ao rolamento. Já a avaliação estrutural, incorre na análise da resistência à solicitação do tráfego, da sua fadiga e de sua deformação permanente[2], podemos citar para a avaliação estrutural a Viga Benkelman, que é um dos equipamentos de avaliação não destrutiva mais utilizado, o FWD - Falling Weight Deflectometer (tradução livre: deflectômetro de queda de peso), o GPR - Ground Penetrating Radar normalizados pela FAA[3].

O Nuclear density gauge (tradução livre: medidor de densidade nuclear), Non-nuclear electrical gauges (medidores elétricos não nucleares)[4].são utilizados para controle do grau de compactação tanto de solos como de misturas asfálticas (equipamentos distintos, mas com princípio semelhante).

  • Viga Benkelman[a]

Foto 1 - Execução de ensaio com utilização de viga benkelman

Fonte: https://www.geotechnics.co.nz/services/testing-and-instrumentation/pavement-testing/ (site visitado em 09/07/21)

O método amplamente difundido para determinação da bacia de deflexões é o da viga Benkelman, certamente pelo seu baixo custo, no entanto este tipo de ensaio apresenta lentidão na sua execução exige mão-de-obra especializada e cautelosa e apresenta graficamente uma bacia de deflexão.

O ensaio utiliza o carregamento de um veículo de eixo único e com carga de 80 kN com pneus duplos de 480 a 550 kPa de pressão afim de efetuar medições das deflexões impostas pelo carregamento do veículo no pavimento.

Obtém-se os resultados à partir da movimentação do veículo e a viga benkelman que está acoplada entre os pneus começa a gerar dados sobre as deflexões do pavimento[b].[5]


  • FWD - Falling weight deflectometer

O FWD possui carga de aplicação e determinação da deflexão recuperável na bacia de deflexões obtida[c].

Todo equipamento segue acoplado a um veículo de reboque, que facilita a sua mobilidade.

A carga aplicada varia conforme fabricante variando entre 240 e 250 kN, podendo chegar à 300kN[6][d][e].Após a carga aplicada cabe aos geofones instalados na placa de carga e distribuídos ao longo de uma barra metálica, aferir a bacia de deflexão.

Tudo acontece num rápido espaço de tempo, sendo que o equipamento mais demorado tem um tempo de aplicação de carga de 56 milissegundos.

Acoplado à um computador, o software gera dados para posterior análise em geral apresentando-se gráficos com escala logarítmica[f][g] no eixo Y

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (161.3 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com