TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESPECTROSCOPIA RAMAM

Por:   •  24/9/2015  •  Artigo  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ESPECTROSCOPIA RAMAN

Edineide Barros; Joana Suelania; Lucas Almeida; Tiago Pinheiro.

Associação Caruaruense do Ensino Superior e Técnico –Faculdade ASCES

Setembro,

         RESUMO:

A Espectroscopia Raman é utilizada para fazer analises farmacêutica. Para a realização do trabalho foram utilizados outros artigos. Onde são apresentadas as aplicações nas técnicas farmacêuticas utilizando a Espectroscopia Raman para medicamentos.

Palavra-chave: Analises Farmacêutica, Espectroscopia Raman,

.

1 INTRODUÇÃO

É de conhecimento geral que a Espectroscopia Raman é uma técnica utilizada para medir materiais utilizados nas indústrias farmacêuticas, onde incluir produtos químicos, minerais e alimentos. Dessa forma a química é rotineiramente usada para diferenciar diversos polimorfos do mesmo composto a diversas maneira de medir a identidade química de partículas individualmente dispersas dentro de uma amostra.

Segundo DE BEER (2007), a Espectroscopia Raman (ER) tem sido empregada em análises farmacêuticas apresentando inúmeras vantagens em relação a métodos convencionais, principalmente pelo fato de ser uma técnica rápida e não destrutiva.  Que permite identificar ativos farmacêuticos, assim como outras substâncias presentes nas formulações, sem necessidade de tratamento prévio das amostras.

Muitas formas farmacêuticas já foram estudadas pela ER, como: comprimidos, tabletes, cápsulas, soluções, suspensões, injetáveis, entre outros.      

2 METODOLOGIA

Trata-se de um estudo descritivo, transversal do tipo revisão bibliográfica sobre o tema abordado, em artigos científicos, monografias, dissertações, teses e livros, analisando comparativamente as informações destas fontes de pesquisa, fazendo-se uma discussão sobre os resultados deste levantamento.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A espectroscopia de Raman é uma técnica espectroscópica que tem como objetivo medir a identidade química e a estrutura dos materiais, que atende vários ramos da indústria como os; farmacêuticos, químicos finos, minerais e alimentícios. A espectroscopia pode ser aplicada em diversas áreas como as exemplificadas a seguir:

  • Caracterização quimicamente especifica de partículas em uma mistura;
  • Identificação de contaminantes ou partículas anormais;
  • Quantificação da composição química em misturas por contagem de partículas.

A espectroscopia de Raman se resume a uma fonte monocromática de luz na qual, a atingir um objeto, é espalhada por ele, tendo resultado a mesma luz de energia ou a energia deferente da incidência.

A técnica de utilização da espectroscopia apresenta inúmeras vantagens em relação aos outros métodos, fato este que se deve a rapidez e não ser uma técnica destrutiva. A grande procura desse método se deve ao fato de possibilitar um processo rápido e eficiente.

As duas maiores tecnologias usadas para a obtenção do espectro de Raman são: Raman Dispersivo e Fourier Transform Raman(FT-Raman). A diferença entre as duas está no laser utilizado e na maneira como o espalhamento Raman detectado e analisado. Cada técnica tem vantagens únicas e a escolha do método ideal depende da amostra em questão. Muitas formas farmacêuticas já foram estudadas pela ER, como: comprimidos, tabletes, cápsulas, soluções, suspensões, injetáveis, entre outros (VANKEIRSBILCK et al., 2002).

À medida que a evolução e barateamento foi tomando conta da espectroscopia, foi possível a possibilidade de serviço de qualidade a baixo custo. Com o desenvolvimento da técnica foi estabelecida uma divisão que resume todo o conceito de espectroscopia, que são elas: a espectroscopia de infravermelho, a espectroscopia Raman e a espectroscopia de fotoluminescência. Embora as técnicas sejam baseadas em nos processos de interação entre radiação e matéria, cada uma é fundamentada em um fenômeno físico diferente.

  • Espectroscopia de infravermelho: esta fundamentada no fenômeno de absorção de radiação.
  • Espectroscopia de Raman: esta fundamentada no fenômeno de espalhamento de luz pela matéria.
  • Espectroscopia de fotoluminescência: esta baseada no fenômeno de emissão de radiação por um meio.
  • Como o foco deste trabalho é a espectroscopia de Raman, vamos descrever e sintetizar a mesma a seguir.

É importante termos em mente que as propriedades das matérias podem influenciar o espalhamento inelástico da luz pelo mesmo. Ao ajusta a energia de radiação incidente, podemos produzir o espalhamento Raman ressonante, na qual é a variação usada tanto para amplificar a intensidade dos espectros quanto para obter a informações sobre a estrutura eletrônica.

O espalhamento inelástico de primeira ordem é fundamental para a compreensão qualitativa do espalhamento de Raman ressonante. De acordo com essa abordagem, um eletro é excitado de seu estado fundamental por um fóton incidente de frequência e momento (ωi,ki). O eletro excitado interage com a rede cristalina criando, ou aniquilando um fônon (ω0,q0). Quando o elétron retorna ao seu estado inicial, um fóton com frequência e momento (ωs,ks) é espalhado. Pelas conservações de energia e momento do processo Raman de primeira ordem temos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (144.5 Kb)   docx (46.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com