TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletricidadade

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

Princípios da Biossegurança

Profissionais de laboratório estão expostos a vários riscos  devido ao fato de trabalharem com agentes infecciosos e com materiais biológicos potencialmente contaminados.

Daí vem a importância de se treinar e conscientizar os profissionais de laboratório sobre os riscos a que estão expostos.

Os riscos biológicos são subdivididos em classes:

-Classe de Risco 1:Tem um risco mínimo para o profissional e para o ambiente.São agentes biológicos que possuem a probabilidade nula ou baixa de causar infecções no  homem ou em animais.Exemplo:Lactobacillus.

-Classe de Risco 2:Tem o risco individual moderado e para a comunidade limitado.São agentes biológicos que podem provocar infecções, tanto em homens ou em animais , porém não constitui sério risco, a quem manipula pois possui condições de contenção, baseadas em medidas terapêuticas e profiláticas eficientes. Ex: Toxoplasma spp.

-Classe de risco 3: Tem um risco indivídual alto e para comunidade limitada.São agentes biológicos que podem provocar infecções graves e até mesmo fatais.Disseminados, tais agentes apresentam risco a comunidade e meio ambiente, podendo ser propagados de indivíduo para indivíduo,porém a meios de prevenção e tratamento.Ex: Bacillos anthracis.

-Classe de risco 4: Tem o risco indivídual e para comunidade alta. São agentes biológicos e possuem alto indice de propagação, sendo eles altamente patogênicos para o homem, animais e meio ambiente, com grande risco de transmissão via aressol,tendo alto risco a quem os manipula,não existindo mendidas profiláticas ou terapêuticas.Ex: Virus Ebola.

Devido as tais risco, é de suma importância que cada laboratório desenvolva um manual  de biossegurança que estabeleça claramente tais risco que podem  ser encontrados e também deixe claro os procedimentos para minimizar ou eliminar tais riscos visando proteção do profissional de laboratório e do meio ambiente.

Referência:

Ministério da Saúde,Diretrizes Gerais para o trabalho em Contenção com Matérial biológicos, Série A:2004 Brasilia-DF.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com