TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletrização

Artigo: Eletrização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Artigo  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

A carga elétrica é uma propriedade física fundamental que determina as interações eletromagnéticas dos corpos eletrizados. Com o atrito entre os corpos, ocorre a eletrização. Os prótons e elétrons são os portadores do que denominamos carga elétrica, mas esta propriedade não se manifesta exatamente da mesma forma nessas partículas; convencionou-se, então, a chamar a carga elétrica dos prótons de positiva (+) e a dos elétrons de negativa (-). Qualquer corpo possui a propriedade de se atrair e repelir, dessa forma cargas de mesmo sinal (positivo e positivo, negativo e negativo) se repelem, enquanto as cargas de sinais contrários (positivas e negativas) se atraem.

Há materiais com facilidade de conduzir a eletricidade, e outras que praticamente não conduzem corrente elétricas. Assim, quando certa quantidade de carga elétrica é colocada num material que não conduz corrente, ela permanece no local em que foi colocada. Mas quando essa carga é colocada em um condutor, ela tenderá a se distribuir até que o campo no seu interior seja nulo.

Consideramos um corpo eletrizado (não neutro) o processo de retirar e/ou acrescentar elétrons a um corpo neutro para que este passe a estar eletrizado denomina-se eletrização. A eletrização de um corpo inicialmente neutro pode ocorrer por atrito, por contato ou por indução.

- Eletrização por atrito: Obtemos a eletrização por atrito quando atrita-se dois corpos.

Os dois corpos adquirem a mesma quantidade de cargas, porém de sinais contrários.

-Eletrização por contato: Quando dois corpos condutores entram em contato, sendo um neutro e outro carregado, observa-se que ambos ficam carregados com cargas de mesmo sinal.

- Eletrização por indução: A indução ocorre quando se tem um corpo que está inicialmente eletrizado e é colocado próximo a um corpo neutro. Com isso, a configuração das cargas do corpo neutro se modifica de forma que as cargas de sinal contrário a do bastão tendem a se aproximar do mesmo. Porém, as de sinais iguais tendem a ficar o mais afastado possível. Ou seja, na indução ocorre a separação entre algumas cargas positivas e negativas do corpo neutro ou corpo induzido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com