TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletroresistividade

Artigo: Eletroresistividade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Artigo  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

ELETRORESISTIVIDADE

O solo é a porção superior da crosta terrestre, e logo abaixo do solo encontra-se a rocha inalterada. A água consequente da precipitação atmosférica, lagos e cursos de água, pode se infiltrar no solo, e então passa a ser chamada de subsuperficial.

A subsuperfície apresenta duas regiões: a zona não saturada (superior), e a zona saturada (inferior). Na zona não saturada, os espaços vazios estão preenchidos por água e por ar. Na zona saturada, os espaços vazios estão preenchidos exclusivamente por água.

O fluxo de água na zona não saturada é influenciado principalmente pela atração molecular, então, a água move-se em direção às regiões mais secas. A infiltração é o processo pelo qual a água entra no solo, mas não necessariamente na direção vertical e no sentido descendente, pois se o meio estiver seco ocorre uma elevada infiltração nesta parte, a qual diminui na medida em que o solo se umedece.

A resistividade elétrica é a dificuldade de uma corrente elétrica atravessar um corpo. A passagem de corrente elétrica através das rochas deve-se à presença de minerais condutores na sua composição ou à existência de soluções iônicas.

A resistividade dos solos e das rochas normalmente diminui em duas situações: 1) quando a umidade aumenta; 2) quando o conteúdo de sólidos dissolvidos na água aumenta.

O método da resistividade elétrica é utilizado de forma que uma corrente elétrica é injetada no solo através de um par de eletrodos fixados na superfície do terreno. E a diferença de potencial que se forma no solo é medida utilizando-se um segundo par de eletrodos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com