TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Embarcações

Por:   •  27/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

EMBARCAÇÕES E NAVIOS, EM GERAL

EMBARCAÇÕES são construções navais destinadas ao transporte aquaviário. Podem ser miúdas ou de porte maior.

As embarcações miúdas são todas aquelas construídas para serem transportadas a bordo dos navios e usadas para salvamento ou em diferentes serviços.

Os tipos dependem do fim a que elas se destinam a bordo são características principais: as dimensões e o peso, também à facilidade de sua arrumação no convés e às manobras de içar e arriar.

A quantidade disponível, a bordo, depende da classe do navio (mercante ou de guerra).

Nos navios mercantes, a Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar exige um número suficiente de embarcações de salvamento para todos os passageiros e tripulação. Nos navios de guerra  tais embarcações são para o serviço do Navio, e  não para  o salvamento do pessoal.

Classificam-se as embarcações miúdas  como: lanchas, escaleres, baleeiras, botes, chalanas, embarcações de casco semi-rígido e balsas salva-vidas.

Lanchas – São embarcações a motor, exigindo portanto maior porte, construção mais resistente e casco reforçado para suportar o peso e o esforço de propulsão dos motores.

Baleeiras – São embarcações, a remo, a vela ou a motor, com a proa e a popa mais ou menos iguais, finas e elevadas, com grande tosamento a meia-nau. Diferenciam-se do escaler por esta forma de popa, são em geral menores do que ele e são mais leves que o escaler de mesmas dimensões.

[pic 2]

Baleeiras  a motor

[pic 3]

Baleeiras salva-vidas

Embarcações de recreio – São embarcações de propriedade particular, classificam-se em: embarcações de cruzeiro - conforto de suas instalações, e embarcações de regatas - grande velocidade;

 

Navios e embarcações de serviços especiais –navios e embarcações de equipamento especial,  os mais usuais são:

a. Navios de salvamento – Com aparelhagem especial para reparo e salvamento de embarcações avariadas, encalhadas ou submersas. Em geral, dispõem de aparelho de reboque;

b. Navios de cabo submarino – Empregados na instalação e reparo de cabos submarinos;

c. Dragas – Utilizadas para retirar o material do fundo, em portos, rios e canais de pequena profundidade. Para fundos de areia ou de lama podem ser empregadas dragas de sucção ou dragas de escavação. Para fundos de pedra há um tipo especial, que retira a pedra anteriormente quebrada por explosivo ou por martelos especiais. As dragas podem ser de propulsão mecânica (as maiores predominam) ou sem propulsão; Também podem ter porão para receber o material escavado, ou se fazem acompanhar de lameiros, batelões com ou sem propulsão empregados nesse serviço;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (676.3 Kb)   docx (845 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com