TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia Solar

Artigo: Energia Solar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  2.020 Palavras (9 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 9

Energia Solar

É a fonte de energia menos poluente e menos finita conhecida até o moimento, disponível para a toda a humanidade desde o surgimento da vida na Terra.

Nunca foi aproveitada de forma tão eficiente como outras formas de energia, considerando que outras fontes renováveis apresentam algumas desvantagens.

Aplicações da Energia Solar

Sistema de Térmico (Aquecimento de água) Aquecimento Solar ativo

Sistema de aproveitamento térmico da energia solar, predominantemente no setor residencial, também com demanda significativa em edifícios públicos e comercial, hospitais, restaurantes, hotéis e similares.

O coletor é instalado normalmente no teto das residências, o atendimento de uma única residência de aproximadamente 4 pessoas são necessários 4 m2 de coletor (incluir desenho de coletor).

A partir dos coletores solares, é feito o aquecimento da água para utilizar nas residências. Esse aquecimento é feito com uma caixa parecida com uma estufa. A radiação solar incide no coletor, e parte dessa radiação atinge a chapa de alumínio preta no interior da caixa. Fixada à placa de alumínio encontra-se a tubulação de água. Por condução, parte do aquecimento da placa é transmitido para a água. A água quente, pronta para o consumo, é retirada do reservatório, e uma nova quantidade de água é introduzida.

Sistema fotovoltaico (Elétrico)

A energia solar pode ser convertida em energia elétrica por meio de efeitos da radiação sobre determinados materiais. O efeito fotovoltaico acontece pela excitação de elétrons existentes em alguém materiais na presença da luz solar. Entre esses materiais os quais são usualmente chamados de células solares, destaca-se o silício. É protegido por uma capa que deve ser um condutor térmico, pois a célula aquece ao absorver a energia infravermelha do Sol, que não é convertida em energia elétrica. Um painel solar é um conjunto de células solares, que juntas e espalhadas em uma grande área produzem boa quantidade de energia.

Estas placas fotovoltaicas, que são constituídas de silício, transferem o calor para um módulo de inversão que transforma a energia contínua captada pelos painéis em energia alternada que fica armazenada em baterias, desta forma mesmo durante a noite sua empresa ainda terá energia solar.

A eficiência da conversão das células solares é medida pela proporção da radiação solar incidente sobre a superfície da célula, a porcentagem de energia elétrica produzida é de 18%, pois a maior parte da Energia Solar se perde sob a forma de calor.

Vantagens e Desvantagens

A energia solar, além de ser renovável, é limpa e não causa danos ao ecossistema, pois não é retirada da natureza, não causando, então, "desequilíbrios" ambientais. Possui suas desvantagens, porém elas são apenas econômicas, e não ambientais.

Uma das restrições técnicas à difusão de projetos de aproveitamento de energia solar é a baixa eficiência dos sistemas de conversão de energia, o que torna necessário o uso de grandes áreas para a captação de energia em quantidade suficiente para que o empreendimento se torne economicamente viável. Comparando-se, contudo, a outros recursos, como a energia hidráulica, por exemplo, observa-se que a limitação de espaço não é tão restritiva ao aproveitamento da energia solar.

Outas Vantagens:

Manutenção fácil e quase desnecessária;

É a energia do futuro;

O custo está ficando acessível;

É um bom investimento, pois dura cerca de 30 anos, sem necessidade de pagar contas de luz;

Renovável;

Sustentável;

Não lança gases prejudiciais à camada de ozônio no ar;

Limpa.

Desvantagens:

Não é uma energia barata, limitando o acesso para muitos;

Necessita áreas vastas e com muita insolação;

Está sujeita a mudanças climáticas, já que depende da radiação do sol;

A energia produzida durante o dia necessita ser armazenada à noite.

Barreiras e conflitos

O principal problema quanto ao aproveitamento da matéria-prima irradiada pelo Sol é o fator econômico. Apesar do custo de um sistema convencional de gás ou eletricidade para esquentar água ser de um baixo custo inicial, estes sistemas consomem uma energia que cada vez terá um maior valor. O custo de uma instalação solar para o aquecimento de água para uma família de quatro pessoas é de aproximadamente US$ 1.000, mas há de se levar em consideração que a conta do gás ou da energia deverá ser paga periodicamente, enquanto que o abastecimento de energia solar é gratuito.

Nesses casos, estima-se que a recuperação do investimento começa no terceiro ano de uso, para posteriormente amortizar completamente o investimento, mantendo uma despesa mínima com manutenção e com energia auxiliar em climas onde os invernos são mais frios.

É possível que no futuro as administrações governamentais forneçam incentivos fiscais e descontos para estimular os usuários deste tipo de instalação, seguindo o exemplo dos países desenvolvidos e como uma maneira de demonstrar a estes novos mercados uma forma de consciência a respeito do tema ambiental.

A energia solar no Mundo

O primeiro país a investir em políticas públicas de energia solar foi Israel, na década de 80. De lá para cá, a ideia borbulhou em nações europeias. Atualmente, Estados Unidos, China, Austrália e África do Sul investem fortemente na tecnologia.

O problema americano é a questão da água. Os desertos são os locais escolhidos para implatar os paineis, mas os sistemas de refrigeração usam água, um recurso pouco comum nessas regiões. Na China, fatores climáticos e tecnológicos (há muitos estudos chineses sobre esse assunto) foram levados em conta para que um investimento de US$ 850 milhões construa a maior usina de energia solar do mundo, até

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com