TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia Solar

Ensaios: Energia Solar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 3

Podemos definir o termo energia solar como todo o tipo de captação de energia luminosa com origem no Sol.

A energia proveniente do Sol é captada através de recursos materiais, como exemplo temos os painéis solares, que são formados através de células fotovoltaicas que têm como principal objetivo transformar a energia solar em energia elétrica, térmica ou mecânica. Esta energia pode ser utilizada para diversos fins, tais como, particular ou até mesmo empresarial, no entanto nos dias atuais, a sua utilização é maioritariamente particular, sendo assim utilizada para o aquecimento de água sem recurso a energia elétrica.

Assim que os recursos não naturais começaram a falhar, a utilização da energia solar começou a ser levada muito mais a sério. A utilização de recursos naturais, mesmo que modificados, foi vista como a melhor alternativa possível para manter a presença dessa mesma energia, sem danificar o ambiente e ainda utilizando métodos bastante simples.

Atualmente existem dois métodos (direto e indireto) para a captura da energia solar, sendo que cada um possui as suas vantagens e desvantagens. Com o método direto, existe apenas uma transformação entre a energia solar e um tipo de energia que possa ser utilizado pelo homem (como por exemplo: a transformação da energia solar recebida pelas células fotovoltaicas para a criação de eletricidade ou em energia térmica). Com o método indireto a energia solar irá sofrer várias transformações até que surja energia utilizável pelo homem, como por exemplo: os sistemas que controlam automaticamente as cortinas que funcionam de acordo com a disponibilidade da energia solar.

A própria energia solar possui vantagens e desvantagens que vale a pena analisar antes mesmo de iniciar um processo a nível particular ou empresarial, conhecendo assim todo o tipo de situações que irá deparar no dia-a-dia, assim como os possíveis problemas e cuidados que terá que ter para que nada corra da pior forma. Em termos gerais, as vantagens são muito mais do que as desvantagens, fazendo assim, com que este tipo de método de recuperação de energia natural seja muito mais utilizado.

Como funciona a energia solar

O funcionamento de um sistema de energia solar requer alguns cuidados, assim como alguns materiais essenciais para que toda a transformação seja feita de acordo com a lei e até com a natureza.

Assim, para o sistema de energia solar funcionar corretamente são precisas três partes essenciais: o painel solar (para a captação da radiação solar), o depósito de água (para o armazenamento da água que irá ser aquecida) e o sistema de apoio (para complementar a energia solar captada).

O funcionamento em si é extremamente simples: os raios solares atingem toda a cobertura transparente do painel solar que armazena essa radiação no seu interior, em seguida a radiação é absorvida pela placa, convertendo assim os raios solares em calor, esses calor é conduzido através dos tubos do sistema que contêm a água, no final essa mesma água é conduzida até ao depósito da água para a armazenagem em pleno.

Existem também vários tipos de sistemas, com diversas configurações e até estruturas, que podem ser aplicados, no entanto o funcionamento é quase sempre o mesmo e o objetivo é geral: a captação de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com