TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia Solar

Ensaios: Energia Solar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 4

As células fotovoltaicas

O efeito fotovoltaico foi descoberto pela primeira vez em 1839 por Edmond becquerel, entretanto somente após 1883 que as primeiras células fotovoltaicas foram construídas, por Charles Fritts, que cobriu o selênio semicondutor com uma camada extremamente fina de ouro, afim, de se formar junções.

Atualmente as células solares comerciais ainda apresentam uma baixa eficiência de conversão, da ordem de 16%. Existem células fotovoltaicas com eficiência de até 28%, fabricadas com arseniato de gálio, mas por seu custo elevado, sua produção é limitada ao uso na indústria espacial.

SITIO. o que são células fotoelétricas?

Disponível em:<HTTP://explicatorium.com/celulas-fotoeletricas.php>

Acesso em 13 mar 2014

A evolução dos painéis solares

O arquiteto Alemão Andre Brossel, cujo estúdio se localiza em Barcelona na Espanha, desenvolveu um sistema de recolha de energia solar chamado por ele de sistema “B.torics”, esse sistema promete ser até 35% mais eficaz que os painéis solares usados atualmente.

O sistema consiste em uma lente esférica que captura e concentra a luz solar, e posteriormente a projeta em um painel móvel. Segundo Brossel, o invento pode aumentar a recolha de energia em até dez mil vezes em comparação com os painéis tradicionais.

A maior inovação é a sua forma esférica que permite gerar energia com uma menor quantidade de luz, segundo o arquiteto, a própria luz da lua poderá ser aproveitada. Por outro lado, a grande desvantagem reside no fato, de as lentes esféricas serem caras e complicadas de se produzir, resta saber se depois de montado o sistema futurista será rentável a ponto de se compensar sua produção em massa.

SITIO. FERREIRA, Matheus, arquiteto Alemão desenvolve nova tecnologia solar

Disponível em:<HTTP://dn.pt.inicio/ciencia/interior-tecnologia/>

Acesso em 12 mar 2014

Como tonar a energia solar mais eficaz

A energia solar promete ser a uma das grandes fontes energéticas do futuro, já que se trata de uma energia limpa e renovável, porem a grande questão é como tornar essa energia mais eficaz, já que o grande problema é sua baixa eficiência quando capturada na terra.

Uma solução é que essa energia seja capturada no espaço, já que a quantidade de energia solar disponível lá em cima é impressionante, na ordem de bilhões de vezes maior que obtemos hoje, alem da coleta de energia solar no espaço, ser de sete vezes maior (por unidade de área) do que na superfície do planeta.

Essa energia traria independência enérgica de verdade para diversas nações, alem de poder ser exportada para qualquer lugar do mundo, inclusive áreas isoladas do planeta.

Um dos meios para se capturar essa energia, são os satélites movidos á energia solar, pois não produzem nenhum tipo de gás de efeito estufa, não ocupam espaço na terra e uma vez pagos os custos iniciais eles seriam relativamente baratos de se manter. Esses módulos solares usados para se gerar energia solar tem uma grande vida útil, e ótimo retorno sobre o investimento, já que a energia é gerada a partir de uma fonte praticamente ilimitada, o sol.

Os satélites solares não se limitariam por ciclos de trabalho, produziriam de dia e a noite, e também não importaria o tempo ou clima, nem mudanças nas estações climáticas, e de fato eles seriam muito mais eficazes que qualquer outro meio de produção de energia na terra.

Por fim, a energia solar capturada no espaço, seria extremamente benéfica para a exploração humana e robótica, incluindo o fornecimento de energia para a lua e estações espaciais.

Fig.1

O que são, e como funcionam os SPS

No fim da década de 60, Peter Glaser propôs a ideia de satélites movidos á energia solar (SPS), ele imaginou células fotovoltaicas no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com