TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia Solar

Dissertações: Energia Solar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 4

ENERGIA SOLAR NA PARAIBA E NO NORDESTE

1.1 – ORIGEM ENERGIA SOLAR

Fonte renovável de energia é aquela em que sua disponibilidade não se altera de forma apreciável com o uso. A principal fonte de energia do Planeta Terra é a luz solar onde a maioria dos seres vivos depende direta ou indiretamente dela. Consiste na energia contida na radiação eletromagnética emitida pelo sol, cuja superfície atinge altas temperaturas de cerca de 6.000 ºC, onde está energia diminui de intensidade à medida que se afasta do Sol e se aproxima da terra. A intensidade média atingida no topo da atmosfera terrestre é de 1.353 W/m2.

O efeito fotovoltaico é a realização da conversão da energia solar em energia elétrica, observado por Edmond Bequerel em 1839. Observando-se uma diferença de potencial nas extremidades de uma estrutura semicondutora, quando incidia uma luz sobre ela. Impulsionadas pelas novas descobertas da microeletrônica, foram construídas as primeiras células fotovoltaicas industriais em 1956.

Torna-se inviável a fabricação por seu elevado custo, a não ser em aplicações especiais, como sistema autônomo de fornecimento de energia elétrica para satélites. Neste caso o custo não será um fator limitante e as características de confiabilidade e de baixo peso, tornando-se as células fotovoltaicas a maneira mais conveniente e segura de gerar eletricidade no espaço.

1.2 – UTILIZAÇÕES NO NORDESTE E PARAÍBA

A exploração intensa das reservas esgotáveis de combustíveis fósseis e os danos causados ao meio ambiente apresentam um cenário preocupante para o próximo século, Vários países investem nas aplicações da energia solar, analisando desde as características do fluxo de radiação solar que chega a terra até a tecnologia necessária para viabilizar, em termos técnicos e econômicos, o máximo aproveitamento dessa energia. O Brasil também busca soluções para o futuro, elaborando estudos para avaliar a eficácia de pequenos módulos solares, em regiões remotas e o mapeamento do potencial energético solar existente no país, para estabelecer uma política nacional ao setor.

Para a complementação da energia hidrelétrica é necessária uma fonte energética com várias características particulares: limpa (não poluente), não escassa, distributiva e que possa ser usada em residências, indústrias e em estabelecimentos comercias. Uma das que possuem todas essas características é a energia elétrica fotovoltaica. Aspectos técnicos e econômicos muitas vezes inviabilizam suas utilizações para a geração de energia elétrica, mas não para a sua utilização de outra forma. As faltas de informação por parte dos consumidores e de uma política de incentivo adequada são os maiores obstáculos para a utilização dessa fonte de energia. Além disso, esses fatores contribuem fortemente para criar a concepção generalizada de inviabilidade econômica de todos os usos de energias não convencionais. Segundo a diretoria de operações da Eletrobrás, na hora do pico entre 18:00 h e 20:00 h, os chuveiros elétricos são responsáveis por quase 20% do consumo nacional de eletricidade (ANEEL, 1998). A substituição dos chuveiros elétricos por aquecedor solar possibilitaria a diminuição da conta de energia do consumidor residencial.

A utilização da energia solar possui várias vantagens,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com