TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia Solar Projeto Residencial

Por:   •  11/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.199 Palavras (9 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Campinas

2018


[pic 6]

Tiago aparecido dos santos ferreira

energia FOTOVOLTAICA

PROJETO RESIDENCIAL

Projeto apresentado ao Curso de (Engenharia Elétrica) da Instituição (Anhanguera).

Orientador: (Luciana Souza)


Campinas

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        4

2 OBJETIVOS        5

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        5

3 JUSTIFICATIVA        6

4 A ENERGIA SOLAR        7

5 METODOLOGIA        10

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        11

REFERÊNCIAS        12


1 INTRODUÇÃO

       A exploração intensa das reservas esgotáveis de combustíveis fósseis e os danos causados ao meio ambiente apresentam um cenário preocupante para o próximo século. Nesse contexto assume crucial importância a busca de fontes alternativas de energias renováveis e não poluentes, e uma delas é a energia solar.

       A energia solar, é a energia proveniente da luz e do calor do sol que é aproveitada e utilizada por diferentes tipos de tecnologias, uma das principais utilidades são o aquecimento de água e a energia elétrica, utilizadas principalmente em residências. A energia solar é considerada uma fonte de energia renovável e sustentável.

       Essa fonte de energia, além de ser uma fonte natural e intermitente, não gera tanto impacto ao meio ambiente e pode ser de grande importância na matriz energética do país, diminuindo o trabalho das usinas de energia elétrica, que por sua vez, tem uma participação expressiva em relação aos danos causados ao meio ambiente.

       A instalação de um sistema de energia solar residencial ainda tem custos elevados, sendo assim, acaba sendo um problema quando se fala de viabilidade, no sentido financeiro, porém são vários os benefícios para aqueles que optam em adquirir esse sistema, um deles é, uma redução expressiva na conta de energia elétrica.  

       Para alcançar o seu objetivo central, esta dissertação encontra-se organizada em 4 capítulos, sendo esta introdução o primeiro deles. Nos capítulos seguintes serão apresentados os conteúdos relacionados aos objetivos específicos, afim de esclarecer ao máximo o conceito sobre energia solar.

1.1 O PROBLEMA

       Quais são os principais benefícios e viabilidades de um projeto de energia fotovoltaica em uma residência?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

       Identificar quais são os principais benefícios e viabilidades de um projeto de energia solar em uma residência.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Conceituar energia solar;
  • Traçar os benefícios e viabilidade de energia fotovoltaica no Brasil;
  • Apresentar modelos teóricos que abordem os processos de um projeto;

3 JUSTIFICATIVA

       Energia fotovoltaica (energia solar) é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida. Devido ao grande crescimento da população, o consumo de energia elétrica também vem se aumentando a cada dia, sendo assim, forçando as usinas a aumentar sua produção ou a instalações de novas usinas, e com isso causando grandes impactos a natureza e poluindo o ar através dos gases emitidos pelas mesmas, assim acaba sendo viável a utilização dessa fonte de energia.

       Essa fonte de energia, além de ser uma fonte natural e intermitente, não gera tanto impacto ao meio ambiente e pode ser de grande importância na matriz energética do país, diminuindo o trabalho das usinas, que por sua vez, tem uma participação expressiva em relação danos ao meio ambiente.

       Os custos de implantação ainda são um pouco elevados, mais a energia solar contribui para o desenvolvimento sustentável, pois os equipamentos utilizados na sua produção, transmissão e distribuição são duráveis, o que proporciona autonomia, em longo prazo, para grandes e pequenas comunidades. Baseado nisso, principalmente nas instalações residenciais, os usuários desse sistema, terá uma economia significante na conta de energia dependendo do tamanho do projeto instalado.


4  A energia solar

 

       A energia solar fotovoltaica é definida como a energia gerada através da conversão direta da radiação solar em eletricidade. Isto se dá, por meio de um dispositivo conhecido como célula fotovoltaica que atua utilizando o princípio do efeito fotoelétrico ou fotovoltaico (IMHOFF,2007).

       Segundo Severino e Oliveira (2010), o efeito fotovoltaico é gerado através da absorção da luz solar, que ocasiona uma diferença de potencial na estrutura do material semicondutor. Complementando esta informação, Nascimento (2014, p.14) afirma que uma célula fotovoltaica não armazena energia elétrica, apenas mantém um fluxo de elétrons num circuito elétrico enquanto houver incidência de luz sobre ela. Este fenômeno é chamado de Efeito Fotovoltaico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (175 Kb)   docx (35.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com