TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Mecanica Gestão da Manutenção

Por:   •  29/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.797 Palavras (12 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 12

Gestão da Manutenção – Unidade 1 – Seção 1

Vamos conhecer um pouco mais sobre a empresa Laticínios Uberaba. Ela passa por um momento de desorganização em seu processo de produção. A empresa vem apresentando algumas falhas na entrega, na qualidade e impactos negativos no meio ambiente por causa de problemas na gestão de manutenção. A empresa está perdendo competitividade no mercado porque sua produtividade está abaixo da esperada em relação aos concorrentes assim, seu primeiro desafio será compreender: o que é manutenção industrial? Quais são suas interferências no processo produtivo? Por que é importante desenvolver uma gestão de manutenção? Diante dos desafios propostos, como podemos definir manutenção industrial?

Para planejar a manutenção da planta de laticínios, você precisará obter informações do almoxarifado sobre matérias-primas, do setor de recursos humanos sobre a disponibilidade de mão de obra suficiente para a demanda de produção, assim como informações do setor de Engenharia para saber quais são as mudanças no projeto ou processo dos produtos. Com essas informações é possível determinar diversas variáveis importantes para a manutenção na planta. Evolução e interfaces da manutenção U1 19 Na planta de laticínios estudada, temos o processo de fabricação de creme de leite, conforme a estrutura indicada pela Figura 1.2.

[pic 2]

NECESSIDADE DE 1000 LITROS DE LEITE/DIA

Instalação

Ramo

Operacional

Função

Manutenção

Justificativa

     A

C

1.200 L /dia.

Mesma Função

Preditiva

Não há Reserva

D

2.200 L /dia.

Preditiva

Não há Reserva

 E

F

1.200 L /dia.

Mesma Função

Preventiva

Capacidade Superada

G

800 L /dia.

Preventiva

Reserva/ Alternar

      B

H

800 L /dia.

Mesma Função

Preventiva

Duas Máquinas

I

800 L /dia.

Preventiva

Duas Máquinas

  J

K

600 L /dia.

Mesma Função

Preventiva

Duas Máquinas

L

600 L /dia.

Preventiva

Duas Máquinas

Avançando na prática

Escolha da melhor estratégia de manutenção:

Descrição da situação-problema:

 Uma bomba utilizada no setor de bombeamento de água gelada para a empresa está com problemas constantes. Cabe a você desenvolver uma estratégia de manutenção para esse equipamento, com a finalidade de localizar possíveis falhas nele logo no início. Esse plano de manutenção deve contemplar algumas técnicas de manutenção para garantir que o equipamento não falhe de forma inesperada.

A Figura 1.3 representa o conjunto bomba, motor e acoplamento. Cada ponto na cor preta representa onde o acelerômetro é colocado para captar as vibrações do equipamento e realizar o diagnóstico.

[pic 3]

Resolução da situação-problema

O equipamento em questão é uma bomba d’agua que apresenta em seu conjunto o motor, o acoplamento e a bomba. As técnicas de manutenção listadas, a seguir, podem ser usadas para aumentar a confiabilidade desse equipamento. A técnica de manutenção preditiva de análise de vibração irá captar possíveis falhas no equipamento logo no início, portanto essa técnica deverá ser utilizada. Outra técnica que pode ser usada é o aperto dos parafusos da base do conjunto quinzenalmente, com a finalidade de evitar o desalinhamento do conjunto. Será necessária uma inspeção de rota semanal apenas para verificar se a  Bomba Acoplamento Motor Evolução e interfaces da manutenção U1 22 está apresentando vazamentos de água. O selo mecânico da bomba deverá ser trocado (trimestral ou anualmente) conforme instrução do fabricante. Analisar os fatores elétricos da bomba, com a ajuda de um multímetro, também vai aumentar a confiabilidade do equipamento. Bimestralmente, é necessário fazer alinhamento do conjunto usando raio laser para garantir que o conjunto não esteja desalinhado. À medida que os resultados obtidos forem constantes, pode-se aumentar a

periodicidade do alinhamento para trimestral e semestral. Com essas medidas, é esperado que os resultados de disponibilidade e confiabilidade do equipamento sejam melhorados.

Faça valer a pena

1. Manutenção preditiva é aquela que indica as condições reais de funcionamento das máquinas com base em dados que informam seu desgaste ou processo de degradação. Trata-se da manutenção que prediz o tempo de vida útil dos componentes das máquinas e dos equipamentos, além das condições para que esse tempo de vida seja bem aproveitado. A manutenção preditiva é usada para identificar falhas potenciais em um equipamento. Marque a opção que indica a melhor técnica para monitorar o equipamento.

a) Análise de vibrações – equipamentos pneumáticos e máquinas de fluxo.

b) Termografia – circuitos hidráulicos.

 c) Corrente elétrica – caixa de engrenagem.

d) Ultrassom – redutores. e) Análise de vibrações – máquinas rotativas em geral: motores, redutores, compressores, bombas, ventiladores, rolamentos e engrenagens

2. A manutenção deve ser organizada de tal maneira que o equipamento ou sistema pare de produzir somente de forma planejada. Quando o equipamento para de funcionar por si próprio, sem uma tática gerencial, estamos diante de uma manutenção não planejada, o que gera custos elevados para o setor produtivo. Pode-se afirmar, em uma visão ampla, que os equipamentos falham por causa de três fatores básicos. Quais são eles?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (443 Kb)   docx (382.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com