TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia mecanica

Por:   •  13/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 6

Projetos de Engenharia Mecânica 2014_02 – AULA 1

Curso de Engenharia Mecânica

Notas de Aula-15/08/2014

Prof. João Guedes

1 – INTRODUÇÃO

Até agora quando se falava em projetos de engenharia, o que vinha de imediato em mente, eram os cálculos estruturais e de resistência, entretanto, hoje em dia além destes cálculos, o engenheiro deve ter conhecimento da Gestão de Projetos, que será discutido nas próximas aulas.

Temos acompanhado a vertiginosa mudança do mundo, atualmente causada por inúmeros fatores, como a globalização, parcerias, crises no estado, competividade, meio ambiente, novas tecnologias, entrada de novas empresas no mercado, custo-Brasil entre outros. As organizações através de seus gestores tem que estar preparadas para assimilarem todas estas alterações causadas por estes fatores se desejarem entrar ou permanecer no mercado. Alguns pontos são importantes e que os gestores devem estar atentos e vigilantes para uma boa saúde de sua organização, que são expostos a seguir:

2 – PONTOS IMPORTANTES:

2.1 – Globalização – Diante da grande mobilidade física e de informação, propiciada pela internet, nos chegam informações de todos os cantos do mundo, e em algumas situações as pessoas e organizações não estão aptas para receber e adaptar-se a elas, dai vem o caso do elevado índice de falências de empresas que anteriormente eram consideradas sólidas. O volume de informações e novas tecnologias que nos chegam constantemente obriga aos colaboradores uma dedicação redobrada para assimilar estas informações e revertê-las em prol de uma boa administração na sua atual empresa. Esta globalização força mudanças nas empresas e em nós mesmos.

2.2 – Parcerias – Temos visto que há uma tendência muito grande das empresas formarem as denominadas “joint ventures”, é a situação em que empresas se juntam em pequenos e grandes conglomerados, e na maioria dos casos novas tecnologias e competências são adicionadas nas existentes anteriormente.

2.3 – Custo-Brasil – A corrupção, a alta tributação que recai sobre os indivíduos e organizações é um problema crônico, ocorrendo com isto o alto índice de sonegação, dificultando ainda mais o mercado competitivo, além de proporcionar um desestímulo à produção.

2.4  - Desverticalização – É um procedimento adotado por muitas organizações em que se dá uma atenção especial a determinados produtos da empresa, denominados “core business”, traduzido para produto principal, terceirizando outros produtos. Um exemplo deste procedimento é o que ocorre em algumas montadoras de veículos automotores, em delegar a produção de alguns produtos às fabricantes de autopeças.

2.5 – Meio Ambiente – Existe uma tendência mundial na preservação do meio ambiente, ditadas pelos governos e por ONGs. É necessário que as empresas se enquadrem nestas normas e regulamentos

2.6 – Competitividade – Este ponto requer uma análise mais profunda e em alguns casos nem a diretoria de uma organização é capaz de resolver, como exposto a seguir:

2.6.1 – Aqui podemos relacionar a estabilidade monetária, juros, infraestrutura, burocracia, tributos.

2.6.2 – Parcerias com fornecedores, com clientes, com concorrentes.

2.6.3 – Fator técnico, recursos humanos, organizacional.

2.7 – Pontos a considerar – O que vimos até agora são pontos que delineiam a boa gestão de uma organização, mas existem organizações que já tem o seu objetivo e atributos já pré-determinados como confiabilidade e custo.

Cabe aos gestores de projetos primarem para que a empresa faça produtos perfeitos, sem perdas e retrabalhos, melhorar a produtividade (maior produção em tempo menor), mudar, alterar a produção e os produtos (tipo e qualidade ), rapidamente. A confiabilidade traduz a capacidade de a empresa atender ao cliente com pontualidade e finalmente seguindo os quatro primeiros pontos, consegue-se obter produtos a um custo razoável.

3 – CONSIDERAÇÕES COMPLEMENTARES

Os gestores de projetos devem ter em mente que a solução de um problema deve ser desprovida de vaidade e ser analisados com critério e honestidade, conforme a seguir:

3.1 – Estruturação do problema

        Identificação do problema

        Análise do problema

        Determinação de um conjunto de soluções e determinação de critérios.

3.2 – Decisão

        Avaliação das alternativas e escolha de uma delas.

3.2 – Solução

        Implementação da alternativa e análise dos resultados.

4 – TAREFAS

Leiam o primeiro capítulo do livro indicado no PEA:

        MENEZES, L. C. M. Gestão de Projetos. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.

Deste 1º capítulo sairá uma questão da 1ªVA.

5 – OUTRAS INFORMAÇÕES

Há 500 anos A.C. Heráclito disse: “Nada é permanente, exceto as mudanças”, já naquela época as coisas aconteciam e evoluíam.

Recentemente, Bill Gates disse: “As coisas vão mudar mais nos próximos dez anos, do que mudaram nos últimos 50 anos”.

Para exemplificar o que foi dito, entre várias outras descobertas, temos na área de novos materiais os chips, que proporcionaram um avanço extraordinário nas comunicações.

Para um bom entendimento da evolução humana, podemos citar a evolução da agricultura e pecuária, que comparadas com o que era praticado pelos nossos antepassados e o que ocorre hoje, vemos que foi dado um salto gigantesco neste setor. Na área industrial da mesma forma, ocorreu uma transformação de grandes proporções, iniciadas pelo industrial Henry Ford e como foi dito no parágrafo anterior a eletrônica através de novos materiais, atingiu evoluções que temos visto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (178.6 Kb)   docx (40.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com