TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entidade e Tabelas

Resenha: Entidade e Tabelas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2013  •  Resenha  •  1.624 Palavras (7 Páginas)  •  1.205 Visualizações

Página 1 de 7

1-

Biblioteca

2-

Entidade e Tabelas

Diagrama entidade relacionamento é um modelo diagramático que descreve o modelo de dados de um sistema com alto nível de abstração. Ele é a principal representação do Modelo de Entidades e Relacionamentos. É usado para representar o modelo conceitual do negócio. Não confundir com modelo relacional, que representam as tabelas, atributos e relações materializadas no banco de dados.

• MER: Conjunto de conceitos e elementos de modelagem que o projetista de banco de dados precisa conhecer. O Modelo é de Alto Nível.

• DER: Resultado do processo de modelagem executado pelo projetista de dados que conhece o MER.

Relacionamento

É uma associação entre os elementos que também têm relevância quando associados entre si. Podemos acrescentar que a definição de relacionamento como fato, o acontecimento que liga duas entidades em ‘’coisa/objetos’’ existente no mundo real.

 Toda entidade deve se relacionar com outra entidade; caso contrário, significa que algo esta errado no seu modelo de dados.

 Um relacionamento expressa uma “regra de negócio”

 Todo relacionamento é expresso por um verbo e também expõe uma cardinalidade.

 Uma entidade pode estar relacionada consigo mesma ou com varias entidades.

 O relacionamento binário ocorre entre duas entidades.

 O relacionamento ternário ocorre entre mais de duas entidades.

 A maioria dos bancos de dados relacionais do mercado não implementa relacionamento ternários; para tanto, é necessário normalizar os relacionamentos entre as entidades.

 Todos os relacionamento apresentam as restrições de mapeamento,

que expressam as cardinalidade do relacionamento.

Simbologia

O relacionamento pode ser representado graficamente através de um losango internamente nomeado e ligado a entidades através de linhas.

Cliente Compra Produto

 O verbo conjugado quando o relacionamento é lido num sentido (da esquerda para a direita, por exemplo), assim: cliente compra o produto; onde o cliente realiza o ato de compra o produto.

Pessoa Empréstimo Livro

 O substantivo originado do verbo encontrado para realiza o relacionamento, o que vai requerer um verbo auxiliar na sua leitura, assim: pessoa empréstimo livro; onde a pessoa faz empréstimo de livro

Departamento Mobilha

 A ausência do nome quando não se consegue encontra um que seja adequado, que deve ser evitada, assim: departamento ? mobilha; o qual pode ser lido como departamento se relaciona com mobílha.

Automóvel Automóvel x Itinerário Mobilha

 Em última caso pode – se informar uma combinação dos nomes das entidades, assim: departamento X mobilha; onde se pode ler departamento para mobilha ou mobilha por departamento.

Cardinalidade

Cardinalidade é um tipo de restrição de integridade que representa (modela) regras de negócio que quantificam a quantidade mínima e quantidade máxima de relacionamentos entre uma determinada entidade e outras entidades distintas, através de um determinado relacionamento

Relacionamento

um-para-um

O relacionamento um-para-um é usado quando uma entidade A se relaciona com uma entidade B e vice-versa.

Este relacionamento é representado pelo sinal: 1:1

Relacionamento um-para-muitos

O relacionamento um-para-muitos é usado quando uma entidade A pode se relacionar com uma ou mais entidades B.

Este relacionamento é representado pelo sinal: 1:N

Relacionamento muitos-para-muitos

O relacionamento muitos-para-muitos é usado quando várias entidades A se relacionam com várias entidades B.

Este relacionamento é representado pelo sinal: N:N ou N:M

Atributo

São propriedades (características) que identificam as entidades. Uma entidade é representada por um conjunto de atributos. Os atributos podem ser simples, composto, multivalorado ou determinante.

Nome, endereço, telefone e cidade, por exemplo, são atributos da entidade Clientes. Enquanto que salário, cargo e departamento são atributos da entidade funcionários.

Existem quatro tipos de atributos: simples, composto, multivalorado e determinante

Atributo Simples

A maioria dos atributos serão simples. Quando um atributo não é composto, recebe um valor único como nome, por exemplo e não é um atributo chave, então ele será atributo simples.

Atributo Composto

Exemplo: Endereço. Seu conteúdo poderá ser dividido em vários outros atributos, como: Rua, Número, Complemento, Bairro, Cep e Cidade. Este tipo de atributo é chamado de atributo composto. Veremos mais de sua aplicação no post sobre normalização de dados.

Atributo Multivalorado

Exemplo: Telefone. Uma pessoa poderá ter mais de

um número de telefone. É indicado colocando-se um asterisco precedendo o nome do atributo. O atributo multivalorado serão tratados com mais detalhes na normalização de dados.

Atributo Determinante

É indicado sublinhando-se o nome do atributo. Exemplo: CNPJ, CPF, Código do fornecedor, Número da matrícula, etc. Os atributos determinantes serão as chaves primárias no banco de dados e seu uso tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com