TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escoramento Metálico

Artigos Científicos: Escoramento Metálico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  3.521 Palavras (15 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE CATOLICA DE BRASÍLIA

MATÉRIA: INTRODUÇÃO A ENGENHARIA CIVIL

PROFESSOR: ROBSON DONIZETE

TEMA: ESCORAMENTO METÁLICO

ESCORAMENTO METÁLICO

BSB 19/11/2013

Índice

Introdução...............................................................................................................................................2

Conceitos e aplicação na engenharia civil...............................................................................................3

Vantagens e desvantagens......................................................................................................................8

Estudo do caso (empresa Mills)...............................................................................................................9

Introdução

Com a racionalização e a industrialização da construção civil, que tornaram possível o aparecimento de novos produtos e métodos construtivos, surgiram também questões relevantes como a de avaliar as soluções inovadoras, que atualmente vem se destacando, principalmente, na edificação de habitações populares. Alguns países europeus, como a França e a Inglaterra, possuem diretrizes para avaliação de construções inovadoras, garantindo, assim, que um produto novo e desconhecido tenha desempenho satisfatório quando for usado na construção. A avaliação de desempenho no Brasil é uma prática que vem se consolidando no setor da construção civil desde a década de 80, quando a Divisão de Edificações do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT introduziu o conceito de desempenho associado às condições de exposição e, principalmente, às necessidades do usuário (MITIDIERE FILHO E HELENE, 1998). Estes conceitos nasceram ao final da segunda grande guerra, quando houve necessidade de se construir em escala de produção, pois para atender esta necessidade, surgiram formas inovadoras de construção. Muitas das idealizadas na Europa não se adequavam aos métodos construtivos brasileiros, os quais, em grande número, só foram percebidos com o aparecimento de patologias nas edificações anos depois. Dentro deste contexto encontra-se o escoramento metálico, que embora seja utilizado no Brasil a mais de 40 anos, permanece como uma inovação tecnológica. Segundo o Sistema Nacional de Avaliação da qualidade, produtos e/ou serviços que não possuam normas de desempenho em seus países de aplicação, permanecem como inovações tecnológicas. “Para analisar o desempenho de produtos não abrangidos por normas técnicas prescritivas, se faz necessária a harmonização de procedimentos, para assegurar que todos os aspectos relativos ao comportamento em uso desses novos produtos de construção sejam considerados durante a avaliação” (WEBER, 2010). O desempenho foi conceituado de várias formas ao longo dos anos, contudo, no Brasil, os estudos foram iniciados no final dos anos 70, com a necessidade de desenvolvimento do país, em específico, construção de novas moradias para os brasileiros. A ISO 6241 (1984) conceitua desempenho por “o comportamento de um produto em utilização”. Este conceito conduziu esta pesquisa a estudar especificamente a execução do escoramento metálico em obras de construção civil, pois só mediante a sua utilização é que poderão ser propostos os requisitos de desempenho de escoramento metálico. Em cima disso falaremos neste trabalho sobre suas aplicações na engenharia civil, vantagens e desvantagens, principais formas de utilizar a tecnologia e sobre a empresa mills, (umas das maiores empresas de escoramento metálico do brasil).

Desenvolvimento

Conceitos e aplicação na Engenharia Civil

Segundo Pfeil (1987) e Ribeiro (2006), o escoramento metálico conceitua-se por conjunto de estruturas provisórias, construídas, em geral, por peças pré-fabricadas destinadas a suportar seu peso e o peso da peça a ser escorada, até que se torne autoportante, acrescentado de cargas adicionais de trabalho, tais como ferramentas, equipamentos e equipe de execução.

O escoramento metálico tem geralmente a finalidade de:

Apoio da estrutura de concreto, até que este material adquira resistência suficiente para suportar o seu peso.

Absorção de carga de equipamentos e peso próprio de estruturas, nas etapas construtivas da mesma.

Apoio provisório para materiais, peças estruturais ou equipamentos.

É importante ressaltar que no apoio da estrutura de concreto, deformações excessivas verticais dos cimbramentos modificam a geometria desta peça de concreto escorada, além de ocasionar fissuras precoces indesejadas no concreto. Além disso, as deformações horizontais dos escoramentos produzem uma sensação de grande insegurança, e dão origem a excentricidade de ordem 2, as quais aumentam substancialmente as tensões solicitantes do material do escoramento (PFEIL, 1987).

É importante ter ciência do conceito sobre o assunto, tendo em vista o desconhecimento deste serviço e suas aplicações pelos profissionais da construção civil.

Classificação

Antes de classificar os tipos construtivos de escoramentos metálicos, faz-se importante a caracterização da tipologia construtiva de cimbramentos propriamente dito.

Quanto ao sistema estrutural, foram elencados os que oferecem o caminho mais curto para a transferência de cargas para as fundações, sendo ela o terreno ou propriamente uma fundação especial, afinal este é o propósito principal das estruturas de cimbramento.

Os principais tipos de escoramentos, em função do método construtivo, também caracterizados como apoio intermediário, são:

- Cimbramento em montante vertical;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com