TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estereograma

Artigo: Estereograma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Artigo  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

Curso de tecnólogo em sistemas para internet

UAB/IFMT-Fundamentos de Design para Web -2014/1

Atividade Iv-Percepção Tridimensional

Polo de Juara

Tutor: Livrada Fernandes

Niki Santos

ESTEREOGRAMAS

Estereograma é uma técnica de ilusão de óptica que, a partir de duas imagens bidimensionais complementares, possibilita visualizar uma imagem tridimensional. Basicamente deve-se ver cada uma das duas imagens bidimensionais com um dos olhos, gerando-se a ilusão da tridimensionalidade. Estereogramas podem ser reproduzidos em uma tela de computador ou em uma impressora convencional, contudo, a visualização nem sempre é uma tarefa fácil.

Para conseguir enxergar um estereograma, o principal é conhecer o resultado esperado. A idéia é desfocar a vista da imagem, de maneira que ambas as perspectivas sejam captadas. Alguns recomendam olhar o infinito, ou seja, fitar a vista num objeto distante e, sem desfocar, voltar a olhar a imagem. Outros preferem fitar a visão em um dedo sobre a imagem e lentamente retirá-lo, ou observar o reflexo da imagem num vidro, ou olhar a imagem bem de perto e, mantendo o foco, ir afastando a cabeça, de forma que o foco saia do papel até encontrar o ponto ideal. Depende de cada pessoa e sua condição visual. Alguns estereogramas já trazem um auxílio, como dois pontos, onde você foca a sua visão de forma que os 2 pontos se transformem em 3, então a imagem pretendida aparecerá.

Quando vemos um objeto e o focamos, cada um dos nossos olhos, devido à pequena distância que os separa, o vê de uma forma ligeiramente diferente. Se o objeto estiver muito distante, os dois olhos apontam exatamente na mesma direção. Esse pequeno desfasamento fornece a informação necessária ao cérebro para que este nos dê a sensação de profundidade, ou a visão a três dimensões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com