TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas HTML

Tese: Estruturas HTML. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Tese  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

A Web é padronizada pela empresa W3C, um consórcio internacional que agrega empresas, órgãos governamentais e organizações independentes para estabelecer padrões para a Web, segundo a W3C a Web é composta por 3 pilares, Identificador Uniforme de Recursos (URI), Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP, HTTPS, FTP..), Linguagem de Marcação de Hipertexto (HTML).

Como parte dessa estrutura, o HTML é uma linguagem utilizada para produzir páginas na Web, todos os documentos com a linguagem HTML são interpretados por navegadores padronizados com normas da W3C e exibindo a estrutura de um site ou layout na tela do usuário. Com o tempo foram surgindo diversas versões do HTML, implementando novos recursos e padronizando a compatibilidade na web, atualmente a versão atual é o HTML5.

O principal motivo de existência do HTML5 é melhorar o suporte para multimídia e unificar os padrões de interpretação pelos navegadores, pois o mesmo será o novo padrão para HTML, XHTML, e HTML DOM (Modelos de Objeto de Documentos). Apesar de ainda estar em fase de esboço, diversos navegadores já implementam algumas de suas funcionalidades que são usadas diariamente.

Com o uso do HTML5, muitos plugins seriam descartados, inclusive a linguagem já foi considerada uma tecnologia forte e concorrente ao Flash (Adobe), Silverlight (Microsoft) e ao recente JavaFX (Oracle). Estruturas de sites também seriam definidas como padrão para otimizar resultados em mecanismos de buscas.

Já podemos notar o HTML5 tornando-se parte em grandes sites como o YouTube, que está testando a nova linguagem para substituir o Adobe Flash Player, futuramente muitos vídeos serão reproduzidos com uso do HTML5 em navegadores compatíveis, porem já é possível solicitar que o player HTML5 seja usado sempre que possível, o que mostra a eficácia da linguagem.

História

Em 2009 a W3C decidiu que a WHATWG (outro grupo de pessoas interessadas em padronizar a Web) deveria trabalhar em conjunto, unificando os padrões da web, o projeito foi bem recebido pelos desenvolvedores para Web e no ano seguinte (2010) se tornou foco na mídia após o CEO Steve Jobs ter emitido uma carta sobre “Reflexões sobre o Adobe Flash”, concluindo que não seria mais necessário usar tal ferramenta, para assistir vídeos ou exibir um conteúdo na Web, o HTML5 seria mais do que suficiente.

Isso gerou grande repercussão pois muitos desenvolvedores alegaram que alguns navegadores da Web poderiam exibir o conteúdo de formas diferentes, sendo difícil a padronização, sobretudo não impediu que a Adobe parasse o desenvolvimento do Flash Player para dispositivos móveis e focasse seu mercado no HTML5.

Principais mudanças no HTML5

O HTML5 modifica a forma na qual escrevemos o código, que em suas versões anteriores era focado em retrocompatibilidade, agora a linguagem é focada para navegadores novos para que possa ser utilizada o mais breve possível com uso de menos códigos e plugins para exibição de conteúdo, o que afetaria de forma positiva a performance e velocidade que navegamos na web.

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20 <!doctype html>

<html lang="pt-br">

<head>

<meta charset="utf-8">

<title>Documento em Branco Tec Dicas</title>

<meta name="description" content="Demonstração HTML5">

<meta name="author" content="Tec Dicas">

<link rel="stylesheet" href="css/style.css">

</head>

<body>

<div id="container">

<header>

</header>

<div id="main" role="main">

</div>

<footer>

</footer>

</div>

</body>

</html>

Também é possível notar que novas tags são utilizadas, pois não havia um padrão de nomenclatura de IDs, Classes ou tags, oferecendo também ferramentas para trabalhar com CSS e Javascript, além de ser completamente compatível com o CSS3.

Novos recursos

Muitos elementos utilizados atualmente na web já estão ultrapassados e não serão mais utilizados no HTML5, também serão adicionados novos elementos, atualmente a mudança nos elementos está desta forma.

Nova semântica / Elementos estruturais

<header> – Define um cabeçalho de uma página ou seção;

<hgroup> – Define o título de um elemento;

<nav> – Define links de navegação em um documento;

<section> – Define uma seção em um documento;

<main> – Define o conteúdo principal no documento;

<article> – Define um artigo;

<aside> – Define um conteúdo lateral no documento;

<footer> – Defines a footer for the document or a section;

<details> – Define detalhes adicionais que o usuário pode escolher

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com