TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 2 _ Atps Tads Analise Estruturada De Sistemas

Artigos Científicos: Etapa 2 _ Atps Tads Analise Estruturada De Sistemas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  2.839 Palavras (12 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 12

ETAPA 2 (tempo para realização: 10 horas)

Aula-tema: Especificação de Requisitos: princípios, requisitos funcionais e não funcionais. Especificação de Requisitos: requisitos de usuário e de sistema.

Prototipação, modelos e padrões.

Esta atividade importante para que você relacione as soluções ao problema proposto seguindo a melhores práticas de análise e especificações do sistema.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Fazer as atividades apresentadas a seguir.

1. Realizar a leitura do Capítulo 8 - Um Estudo de Caso na Análise Estruturada do livro

texto (DEMARCO, Tom. Análise Estruturada e Especificação de Sistemas . 4ª ed. Rio de

Janeiro: Campus - Elsevier, 2001). Adquirir conhecimentos sobre análise de requisitos.

2. Ler artigo: Técnicas para levantamento de Requisitos. 2012. Disponível em:

<https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B7u8Pce2Xh_8MXZiTjFsdWRpUVE/ed

it?usp=sharing>.. Acesso em: 15.set. 2013.

3. Produzir e entregar para o professor um resumo sobre a importância da análise de requisitos.

1.3

A atividade de levantamento de requisitos é uma etapa de compreensão do problema aplicado ao desenvolvimento de software. O principal objetivo é que os desenvolvedores e usuários do sistema a ser construído tenham a mesma visão do problema a ser resolvido.

É de suma importância que antes da escrita de uma única linha de código, seja "concluída" a etapa do levantamento de requisitos,vale a máxima que é quase impossível concluir esta etapa devido a natureza flexível que os sistemas de softwares exigem. Então o que é um requisito ? - “É uma condição ou capacidade que deve ser alcançada ou possuída por um sistema ou componente deste para satisfazer um contrato, padrão, especificação ou outros documentos

Imagine que um determinado software tenha sido desenvolvido aplicando as melhores práticas e técnicas de programação mas que quando entra em produção os usuários não conseguem operá-los, ou não conseguem extrair/trabalhar as informações que ele normalmente está acostumado a obter.Então logo eles irão começar a reclamar do sistema e em muitos dos casos irão se antepor à utiliza-lo. É para evitar situações como essa que a fase de levantamento de requisitos existe.

Uma das formas de se medir a qualidade de um sistema de software é através de sua utilidade. E um sistema será útil para seus usuários se atenderem aos requisitos definidos. Portanto, os requisitos devem ser expressos de uma maneira tal que eles possam ser verificados e comunicados a leitores técnicos e não técnicos. Clientes (leitores não técnicos) devem entender esses documentos para que possam priorizar o desenvolvimento dos requisitos, conforme as necessidades da organização.

Não importa qual seja o processo de desenvolvimento utilizado; o envolvimento do usuário final no desenvolvimento de um sistema de software é de fundamental importância.

Então lembre se antes de sair por aí criando os modelos, primeiro converse com o seu cliente e ouça as expectativas e necessidade dele em relação ao sistema que será desenvolvido.

2. Passo

Identificar por meio da leitura do Passo 1 Tópico 2 a Técnica mais adequada para elaborar uma analise de requisitos. Elaborar um resumo que descreva um comparativo com as vantagens e desvantagens de cada uma das técnicas que o texto apresenta.

2.1

Etnografia: É uma análise de componente social das tarefas desempenhadas numa dada organização. É utilizado para desenvolver um entendimento completo e detalhado

Principais Vantagens Principais Desvantagens

1) Capacidade de observar o comportamento do ambiente, gerando maior profundidade no conhecimento. 2) Apoia-se no comportamento real; 3) Permite uma abordagem integral. 1) Dificuldades para analisar e interpretar situações; 2) A amostra pode ser reduzida; 3) Requer treinamento especializado; 4) As observações podem ter uma interpretação complicada.

Workshop: Trata-se de uma técnica de elicitação em grupo usada em uma reunião estruturada. Devem fazer parte do grupo uma equipe de analistas e uma seleção dos stakeholders que melhor representam a organização e o contexto em que o sistema será usado, obtendo assim um conjunto de requisitos bem definidos.

Principais Vantagens Principais Desvantagens

1) Obtêm um conjunto de requisitos bem definido; 2) Trabalho em equipe tornando o levantamento de requisitos mais eficaz; 3) Baixo custo e resposta relativamente rápida; 4) Tempo de obtenção de informações é reduzido. 1) Por ser realizado por convocação por dia e horário, pode ocasionar problemas no presenciais dos stakeholders; 2) Não abre caminho para ideias externas além da equipe de analistas; Dados excessivamente agregados

Prototipação: Utilizado no estágio inicial do projeto. Ajuda aos stakeholders a desenvolver uma forte noção sobre a aplicação a qual ainda não foi implementada, que através da visualização da mesma eles podem identificar os reais requisitos e fluxos de trabalho do sistema. É muito utilizado quando os stakeholders são incapazes de expressar os seus requisitos ou se os mesmos não têm nenhuma experiência com o sistema.

Principais Vantagens Principais Desvantagens

1) Permite alcançar um feedback antecipado dos stakeholders; 2) Reduão de tempo e custo de desenvolvimento devido a detecção dos erros em uma fase inicial do projeto; 3) Prove alto nível de satisfação dos usuários devido a sensação de segurança ao ver algo próximo do real; 1) Demanda um alto custo de investimento, em relação à outros métodos, para ser realizado; 2) Demanda um tempo maior para sua realização devido a complexidade do sistema e a limitações técnicas;

Entrevistas: A entrevista é uma das técnicas tradicionais mais simples de utilizar e que produz bons resultados na fase inicial de obtenção de dados. Convém que o entrevistador dê espaço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com