TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eurotúnel

Por:   •  13/6/2015  •  Resenha  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

O Eurotúnel.

O Eurotúnel é um túnel submarino quem tem como principal objetivo proporcionar o acesso entre a França e a Inglaterra.

Situado no canal da mancha, ligando a Grã-Bretanha à França, localiza-se o Eurotúnel. Construído com o intuito de incrementar as relações comerciais entre os países, ele se caracteriza pela ação conjunta entre as duas nações.

Inicialmente orçado em três bilhões de libras (investimento esse oriundo de iniciativa privada), e com aproximadamente oito mil trabalhadores, o objetivo de ambas era atingir o ponto central do canal da mancha, todavia essa operação deveria acontecer abaixo do leito rochoso do oceano.

As dificuldades da obra se evidenciavam na possibilidade de inundação e até mesmo de desmoronamento, para isso foi necessário um levantamento topográfico minucioso; porém ainda assim os riscos de uma escavação desse porte eram claros, então além da topografia foi necessário utilizar os recursos da geologia, ou seja, encontrar uma camada rochosa que cruzasse todo o canal da mancha e que suportasse a pressão exercida pelo mar.

Outro problema enfrentado foi a possibilidade das duas escavações não se encontrarem no ponto pré-determinado, visto que, era notória a possibilidade de haver um desencontro entre elas.

Com 50,5 quilômetros de extensão, sendo 37 quilômetros sob o Canal da Mancha, o Eurotúnel é considerado, atualmente, o segundo maior túnel ferroviário do mundo, inferior apenas ao túnel de Seikan, que liga as ilhas de Hokkaido e Honshu no Japão.

Em janeiro de 1990 tiveram fim as obras e ambas as equipes conseguiram atingir o objetivo inicial com apenas 35 centímetros de diferença. Inaugurado em 1994, o Eurotúnel foi financiado por franceses e britânicos, com custo de aproximadamente 10 bilhões de libras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com