TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução da Eletromecanica

Artigo: Evolução da Eletromecanica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  Artigo  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  1.225 Visualizações

Página 1 de 4

Manutenção:

Iniciou com o surgimento dos primeiros relógios mecânicos, por volta do século XVI, foi criado um plano de manutenção para essas máquinas, chamado de programa de revisões, que garantisse o perfeito funcionamento dos relógios.

Com o surgimento das máquinas, principalmente durante a Revolução Industrial, tornou-se cada vez mais necessário seu uso, tanto para garantir o seu funcionamento, como também para prevenir possíveis quebras.

Durante a Segunda Guerra Mundial o monitoramento no processo produtivo tornou-se quase que totalitário por necessidade de um perfeito funcionamento de armas e munições durante as batalhas. Para isso acontecer as máquinas deviam estar bem reguladas e monitoradas.

Desde a década de 1930, a evolução da manutenção pode ser dividida em três gerações.

Primeira Geração (antes da Segunda Guerra Mundial): Caracterizou-se pela pouca utilização das máquinas, pelo seu super dimensionamento e pela simplicidade dessas máquinas. A manutenção era efetuada basicamente no sistema quebra-conserta (manutenção corretiva).

Segunda Geração (depois da Segunda Guerra Mundial até a década de 1960): Caracterizou-se pelo aumento da demanda de produtos industrializados, com a escassez de mão de obra, principalmente a masculina uma vez que a indústria buscava cada vez mais a mecanização de seus parques fabris. Controles de peças, de defeitos e de tempo eram manuscritos para posterior análise, início da manutenção preventiva.

Terceira Geração (depois da década de 1970): No setor industrial circulava uma tendência mundial às mudanças, tanto na área gerencial como também na comportamental. Nas indústrias, começou-se a usar ferramentas de gerenciamento, como just in time e kanban, que pregavam a doutrina do estoque zero.

Na Terceira Geração reforçou-se o conceito de uma manutenção preditiva. Ou seja, garantia-se que o equipamento correria mínimos riscos de falha.

Sendo assim, considerando-se de forma esquemática, mas não diferente, a evolução da manutenção passa pelas seguintes fases:

▪operação até a falha;

▪manutenção baseada em períodos;

▪manutenção planejada;

▪manutenção baseada em condição;

▪manutenção proativa ou detectiva.

Operação até a falha

O equipamento é posto em operação não tendo sobre ele nenhum acompanhamento com o objetivo de manter suas condições operacionais que preservem ou aumentem a sua vida útil. É o quebra-conserta. Esse modelo de manutenção durou, como estratégia única, até o fim da década de 1940, e as ocorrências de falhas nos equipamentos ficavam sujeitas a impactar o processo produtivo.

Manutenção baseada em períodos

O equipamento sofre troca periódica de componentes, independentemente de sua condição, eliminando previamente as possibilidades de falhas que o equipamento poderia apresentar, minimizando assim os impactos no processo produtivo. Esse modelo teve início na década de 1950, após a Segunda Guerra Mundial, quando se verificou um processo de mecanização mais intenso nas indústrias.

Manutenção planejada

A partir da década de 1960, inicia-se uma estratégia de manutenção com base em planejamento de atividades, com visão voltada para a prevenção de falhas através da elaboração de planos sistemáticos de manutenção, a partir da tomada de consciência das perdas devido às falhas de manutenção. Como as máquinas vão ficando mais complexas, o seu custo de aquisição e sua vida útil passam a ter muita importância, face ao custo do capital investido. Nessa época os custos de manutenção começaram a crescer e a se destacar dentre os custos de operação, provocando a necessidade de se medirem tais custos, acompanhando-os frequentemente, na tentativa de mantê-los sob controle.

Manutenção baseada em condição

Inicia-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com