TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios resolvidos

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO[pic 1]

ESCOLA DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DISCIPLINA: INDÚSTRIA DO ENTRETENIMENTO

PROFESSORA HELOISA BORGES                                                2015.1

                                                                

Alunos:                Eduardo Braga Julianelli                                Data:        17/03/2015

                Eduardo Carsaniga

                Gabriel Cruz

                Laís Herdy

                Thaiane Diirr

                Thiago Galvão

TAREFA 2: A partir da síntese feita em sala, pesquisar sobre o assunto “Indústria do Entretenimento” (forma geral). Suas origens, histórico, aplicações, conceitos, etc.

A Indústria do Entretenimento

Começemos nossa tarefa com a definição etimológica da palavra entretenimento. Gabler nos mostra que a palavra entretenimento é de origem latina, proveniente das palavras inter (entre) e tenere (ter) (GABLER, 1999)(1). Podemos associar com algo que crie ou gere prazer, por exemplo.

“Existe uma óbvia proximidade entre entretenimento e consumo” (2).

Partindo desta afirmação, podemos associar o entretenimento ao consumo. Daí surge a expressão “Indústria do Entretenimento”:

uma das maiores do mercado, capitalista contemporâneo, um grande negócio e um dos mais importantes vetores do consumo moderno” (2).

Mas de onde surgiu a “Indústria do Entretenimento”? Segundo o Professor Alexandre Leonarde (3), podemos facilmente identificar o surgimento deste importante conceito a partir da padronização dos mesmos desejos de consumo entre os indivíduos de nossa sociedade a partir da Revolução Industrial e do surgimento de novos métodos da Administração Moderna. Além disso, o processo de globalização, vivido a partir da década e 1980, foi um catalisador para o surgimento de um “produto comercial” que atendesse a demanda da população mundial por entretenimento. A necessidade de lazer é algo inerente ao ser humano.

Ainda tomando como base a obra do Professor Leonarde(3), definimos Indústria Cultural e do Entretenimento como sendo:

“Conjunto de empresas e instituições cuja a principal atividade econômica é a produção de cultura, com fins lucrativos e mercantis”. (3)

  1. GABLER, Neol – A República do Entretenimento in Vida, o filme. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
  2. ROCHA, Everardo, BARROS, Carla, KARAM, Karine. Diversões perigosas: experiências de entretenimento e limites de consumo. Revista Alceu. PUC-RIO. Disponível em http://revistaalceu.com.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home. Acesso em 23/03/2015.
  3. Alexandre Leonarde: Professor Doutor em Sociologia, Estudo do Lazer e Entretenimento pela Universidade de São Paulo (USP). Obra consultada: Industria Cultural e Entretenimento. Disponível em: http://www.leonarde.pro.br/. Acesso em 23/03/2015.

Assim compreendido, podemos identificar e citar algumas características e aplicações da Indústria do Entretenimento:

  • Neste grande grupo, podemos associar como constituintes as emissoras de rádio, televisão, cinema, gravadoras de música, propagandas, revistas, jornais;
  • A indústria do entretenimento pode elaborar conteúdos (“produtos”) com o objetivo de aumentar o consumo e, por consequência, modificar hábitos;
  • Transforma formas de expressão da sociedade (como eventos e manifestações) em “mercadorias”;
  • Registra acontecimentos como forma de consulta histórica, por exemplo, ao registrar músicas, dança, gastronomia, indumentária, etc.

Contextualizando com nossa realidade – a Engenharia de Produção – relembremos o conceito:

Compete à Engenharia de Produção o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologias, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto de engenharia” (Elaborado a partir das definições do International Institute of Industrial Engineering - IIIE) (4)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (89.1 Kb)   docx (35.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com