TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extrusão

Tese: Extrusão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Tese  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

EXTRUSÃO

Será feito um estudo do processo de fabricação Extrusão e apresentado o processo de fabricação de fios encapados para uso em residências.

Abaixo apresentamos o escopo:

1- Matéria-prima

A matéria-prima dos condutores elétricos flexíveis são vergalhões de cobre com 99,9% de pureza e 8 mm de diâmetro. O material chega à fábrica enrolado em bobinas paletizadas que pesam 4 t cada uma.

2- Primeira trefilação

Na primeira etapa do processamento, as bobinas alimentam uma grande máquina chamada trefila. O equipamento faz a trefilação do fio, ou seja, reduz o seu diâmetro esticando-o em fieiras alinhadas. Quanto mais fino tiver de ser o resultado final, maior será o número de fieiras. O processo é refrigerado e lubrificado com óleo mineral solúvel em água.

3- Recozimento

No final dessa etapa, o fio passa pela caixa de recozimento (ao fundo), onde recebe tratamento que lhe dá maior flexibilidade.

4- Gaiolas

O fio recozido, agora com pouco menos de 2 mm de diâmetro, é enrolado em gaiolas de 2 t. Cada uma delas tem cerca de 85 km de fio.

5 -Segunda trefilação

As gaiolas são conectadas a uma segunda trefila, capaz de processar 28 fios simultaneamente. Cada fio terá seu diâmetro reduzido para 0,28 mm.

6 -Feixes

Na saída da segunda trefila, um novo sistema de roldanas enrola, em bobinas, feixes de sete ou 14 fios bem finos.

7 -Torção

As bobinas são usadas no "buncher", onde ocorre a torção dos feixes. Para produzir um "cabinho" de 35 fios, dois feixes de 14 fios são torcidos com um de sete a uma velocidade de 3,3 mil torções por minuto.

8- Capa plástica

O cabo torcido passa por um processo de extrusão em que recebe sua capa plástica de PVC derretido em alta temperatura.

9- Cabo pronto

Depois de resfriado em água, o cabo elétrico já encapado é enrolado em novas bobinas, que serão levadas às máquinas de embalagem.

10- Embalagem

O equipamento monta o rolo de 100 m, faz o controle da qualidade (espessura do fio), embala o produto com filme plástico, imprime etiquetas e organiza paletes para estoque.

Visando apresentar o processo de Extrusão, aprofundaremos nossos estudos e apresentação no item 8 onde o fio recebe sua capa plástica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com