TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORTRAN - Linguagem De Programação

Artigos Científicos: FORTRAN - Linguagem De Programação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 5

A família de linguagens de programação conhecida globalmente como Fortran foi desenvolvida a partir da década de 1950 e continua a ser usada hoje em dia. O nome é um acrônimo da expressão "IBM Mathematical FORmula TRANslation System"

As versões iniciais da linguagem eram conhecidas como FORTRAN, mas a capitalização foi ignorada em versões recentes da linguagem começando a partir do Fortran 90. Os padrões oficiais da linguagem referem-se a ela atualmente como "Fortran".

A linguagem Fortran é principalmente usada em Ciência da Computação e Análise Numérica. Apesar de ter sido inicialmente uma linguagem de programação procedural, versões recentes de Fortran possuem características que permitem suportar programação orientada por objetos.

Foi a primeira linguagem de programação imperativa. O primeiro compilador de FORTRAN foi desenvolvido para o IBM 704 em 1954-57 por uma equipe da IBM chefiada por John W. Backus. O compilador era optimizado, pois os autores acreditavam que ninguém iria usar essa linguagem se a sua prestação não fosse comparável com a da linguagem assembly. Le langage Fortran a connu de nombreuses évolutions1 :

1956. Fortran II é um liguagem de programação criada após sua "original" FORTRAN em 1958.2 Esta originou outras linguagens como BASIC

1958. Fortran III Versão que nunca foi disponibilizada.

1962. Fortran IV A linguagem Fortran foi largamente adaptada por cientistas para a escrita de programas numericamente intensivos, o que encorajou os produtores de compiladores a escrever compiladores que gerassem código mais rápido.

1965. Documento ECMA Fortran3

1966. Fortran 66 (ANSI X3.9-1966)4 , quando a primeira versão padronizada da linguagem, conhecida como FORTRAN IV ou FORTRAN 66, estava disponível, Fortran já era a linguagem mais usada pela comunidade científica. FORTRAN IV foi padronizada pela American Standard Association (ASA).5 A ampla disponibilidade de compiladores para diferentes computadores, a simplicidade da linguagem, facilidade para ensiná-la, sua eficiência e as vantagens introduzidas pelo uso de sub-rotinas e compilação independente destas e a capacidade de lidar com número complexo, além de muitas outras características, ajudaram em sua ampla difusão dentro da comunidade científica.

1978. Fortran 77 (ANSI X3.9-1978)6 ,

entre outras melhorias, facilita a programação de estruturas com blocos. « IF / THEN / ELSE / ENDIF ». Em 1978, uma extensão introduzia entre outros « DO WHILE / END DO »7 . Uma característica marcante do FORTRAN 77 são as regras de alinhamento das linhas do programa, uma herança da era dos cartões perfurados. Originalmente, a sintaxe do FORTRAN 77 foi definida de forma que cada linha do programa fosse escrita em um cartão perfurado, com um caracter por coluna, obedecendo as seguintes regras:

Coluna 1 - usada para indicar linha de comentário. Um caracter na coluna 1 (geralmente "C", "c" ou "*") indicava que todos os demais caracteres a partir da coluna 2 constituíam um comentário e não um comando ou declaração.

Colunas 2-5 - reservadas para os "labels" das linhas (números inteiros entre 1 e 9999). Os labels são usados para identificar e referenciar linhas específicas do programa.

Coluna 6 - quando marcada por um caracter, indicava que a linha era uma continuação da linha anterior.

Colunas 7-72 - reservadas para os comandos e declarações.

Colunas 73 em diante - reservadas para comentários.

As mesmas regras continuaram em vigor , mesmo depois dos cartões perfurados terem caído em desuso e os programas em FORTRAN 77 passarem a ser escritos diretamente em editores de texto.

Na mesma época que o FORTRAN 77 surgiu, já existiam outras linguagens de programação como o C, Pascal, Ada e Modula, que haviam introduzido novos conceitos em programação ou fundamentado outros como a tipagem explícita de variáveis e a definição de novos tipos de dados, o que permitia ao programador definir estruturas de dados mais adequadas para resolver problemas; alocação dinâmica de dados; subprogramas recursivos; controle de exceção (uma das principais características da linguagem Ada); e estabelecimento de módulos.

O FORTRAN 77 não oferecia nenhum desses recursos e começou a ser pouco a pouco abandonado pela comunidade científica que passaram a recorrer a outras linguagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com