TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fabricação mecanica

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

1-) Liste os processos de fabricação de metais e ligas com e sem remoção de cavaco.

R: Com remoção de cavaco:

Usinagem convencional: Torneamento, Fresamento, Furação, Retificação, Mandrilamento, Brunimento, Serramento, Roscamento, Aplainamento e Alargamento.

Usinagem não convencional: Jato D’Agua, Jato Abrasivo, Fluxo Abrasivo, Ultrassom, Eletroquímica, Eletroerosão, Laser, Plasma, Feixe de Elétrons e Química.

Sem remoção de cavaco: Fundição, Soldagem, Metalurgia do Pó, Conformação ( Laminação, Extrusão, Trefilhamento, Forjamento e Estampagem).

2-) Se durante um processo de usinagem por torneamento, o cavaco gerado é do tipo hélice, qual é o comportamento mecânico deste material?

Geralmente cavaco obtido em forma de hélice é um tipo continuo desfavorável por ocupar muito espaço no armazenamento ou na maquina, ocorre porque o material não se separa em zona de cisalhamento, ou seja, possui poucas zonas de ruptura materiais mais resistentes ( facilita sua formação: velocidade alta de usinagem e altos ângulos efetivos).

Obs: Se o tipo de cavaco obtido em hélice for curto se torna em um cavaco favorável, resultado de um material menos resistente e mais moldável.

R: O material é geralmente mais dúcteis materiais mais duros formam cavacos mais quebradiços.

3-) Para um determinado processo de usinagem por torneamento, variáveis importantes devem ser analisadas durante a elaboração do procedimento de usinagem de um determinado componente, portanto, explique a inteiração Velocidade de Corte (Vc), profundidade de corte (Ap) e fluido de corte para tal processo.

R: São os componentes que juntos são responsáveis da superfície de revolução, determinando a sua forma e seu acabamento, o tipo de cavaco a ser produzido, determina o tipo de fluido de corte ideal para refrigerar a ferramenta, os tipos de ferramentas utilizadas devido a altas temperaturas, e a determinação da resistência do material e da ferramenta.

4-) Identifique as superfícies, arestas, chanfros e pontas de corte da ferramenta de usinagem.

[pic 1]

1= Cabo; 2= Superfície de saída; 3= Aresta secundária de corte; 4= Chanfro da superfície secundaria de cote;  5= Ponta com curvatura; 6= Superfície secundaria de corte; 7= Chanfro da superfície principal de corte; 8= Superfície principal de folga; 9= Aresta principal de corte; 10= Chanfro da superfície principal de saída.

5-) Quanto ao movimento de avanço pode-se afirmar que:

d) Movimento entre a peça e a ferramenta que juntamente com movimento de corte origina a retirada contínua de cavaco.  

6-) O que é a aresta principal de corte?

É a aresta em que (vê) fica mais próxima ao sobremetal a ser retirado, resulta da intersecção entre a superfície de saída e principal de folga é a ferramenta onde apresenta a maior ou menor capacidade de penetração, de acordo com o ângulo de saída e de folga.

7-) Quanto ao torneamento retilíneo:

a) É o processo de torneamento no qual a ferramenta se desloca segundo uma trajetória retilínea e pode ser cilíndrica, cônica, radial e perfilado.

8-) Quanto ao rebaixamento é correto afirmar:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (53 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com