TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Falhas De Comunicação

Artigos Científicos: Falhas De Comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  2.449 Palavras (10 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 10

ETEP FACULDADES

ESTUDO DIRIGIDO DE PROJETO INTEGRADOR

São José dos Campos

Abril / 2013

FALHAS DE COMUNIÇÃO

FALHAS DE COMUNICAÇÃO E SEUS IMPACTOS ECONÔMICOS, HUMANOS E AMBIENTAIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL.

Allan Cesar Domingos RA: 121622

Erivaldo Boaventura Costa Neto RA: 123435

Ewerton Carlos Marcelino RA: 121694

Leonardo Custodio dos Santos RA: 114247

Marcos Pessoa RA:

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, como requisito parcial para elaboração da monografia ou projeto experimental de conclusão do curso de graduação em Engenharia.

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.........................................................................4

2- OBJETIVOS.............................................................................7

3- JUSTIFICATIVA.......................................................................8

4- REVISÃO TEÓRICA................................................................10

5- METODOLOGIA......................................................................12

6- CRONOGRAMA.......................................................................13

7- BIBLIOGRAFIA.........................................................................14

INTRODUÇÃO

Citado por Costa (2007), a comunicação esta implícita em tudo que as pessoas fazem. Todos reconhecem a importância da comunicação para se atingir os objetivos traçados dentro das organizações, ainda assim as pesquisas em comunicação na construção civil são escassas (EMMITTI & GORSE, 2006).

Os trabalhos de Emmerson (1962); Banwell (1964); Egan (1998) deram atenção a falta de eficiência da comunicação no setor da construção civil e destacam os seguintes problemas:

a) natureza fragmentada do setor;

b) falta de coordenação;

c) separação dos projetistas e das pessoas responsáveis pelas atividades de construção;

d) falta de confiança e confiabilidade nos relacionamentos pessoais; e

e) relacionamentos pessoais adversos ou inexistentes

Os autores afirmam que esses fatores impedem a promoção e o estabelecimento de uma comunicação efetiva no gerenciamento de projetos da construção civil. E essencial que se desenvolva melhor a cooperação, a integração e o trabalho em equipe para que se consiga uma comunicação mais eficiente (COSTA, 2007).

Higgin & Jessop (1965) afirmam que a natureza dos relacionamentos e o principal fator por trás da falta de eficiência na comunicação, um resultado histórico do desenvolvimento e fragmentação dos negócios, profissionais e responsabilidades. Isto tem levado a relacionamentos estreitos (forcados), tensos e defensivos quando integram novos relacionamentos.

Esses mesmos autores comentam que um dos principais problemas da construção e que a comunicação dentro da equipe de construção do prédio e mal feita porque não ha informações suficientes disponíveis. As informações são incompletas, precipitadas e fora de tempo.

Higgin e Jessop (1965) descrevem a construção civil como uma industria na qual o trabalho inútil, mal entendido e atrasado resulta das falhas de comunicação e divisão da responsabilidade. Conflito, confusoes, duvida e erros figuram fortemente nesse cenário.

Para assegurar uma comunicação Ideal, os mesmos autores citados propõem algumas medidas:

a) seleção cuidadosa de uma equipe polivalente com habilidades gerenciais, tecnológicas e analíticas;

b) remoção ou redução de barreiras artificiais, pois assim, os projetistas começam a fazer parte da equipe de gerenciamento do local de trabalho;

c) o uso considerado de ferramentas gerenciais para assegurar que a programação e os dados de progresso sejam continuamente, revisados, atualizados e colocados a disposição de todas as partes, principalmente dos trabalhadores manuais;

d) abolição dos conflitos de interesses, através de mecanismos para minimizar a ação defensiva;

e) recursos adequados para obter a informação em todos os postos de trabalho (em todas as partes);

Outro bom exemplo acontece em um estudo feito por Terribili Filho (2010), que foi apresentado no “Fórum Nacional de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos - 2005”, realizado pelo PMI, chapter Rio de Janeiro, apontou que das nove disciplinas do PMBOK - Project Management Body of Knowledge (gerenciamento do escopo, de riscos, de custos, da comunicação, dos recursos humanos, do tempo, da qualidade, de aquisições e gerenciamento da integração), a área de gerenciamento da comunicação aparece em um modesto oitavo lugar como aspecto considerado no planejamento de projetos (37% das 80 empresas pesquisadas), evidenciando que poucas empresas elaboram o seu Plano de Comunicação de Projetos. Por outro lado, o tema Comunicação aparece em segundo lugar no rol de problemas em projetos com menção em 71% das empresas pesquisadas (o item “comunicação” só fica atrás do item “prazos” com 72%).

A motivação em realizar este projeto, se caracterizou pelo alto valor gasto por grandes empresas em relação à falta de comunicação e principalmente pela falta de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com