TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fdhad

Pesquisas Acadêmicas: Fdhad. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 2

Platão e Aristóteles, na Grécia Antiga, empenharam esforço para definir as formas de conhecer e para estabelecer as diferenças entre o conhecimento verdadeiro e a ilusão.

Sobre este contexto, analise as afirmações:

Platão e Aristóteles introduziram na Filosofia a ideia de que existem diferentes maneiras de conhecer ou os graus de conhecimento.

Para Platão e Aristóteles, os graus de conhecimento se distinguem pela presença ou pela ausência do verdadeiro e do falso.

Apenas Platão considera que os graus de conhecimento se distinguem pela presença ou pela ausência do verdadeiro e do falso.

Apenas Aristóteles considera que os graus de conhecimento se distinguem pela presença ou pela ausência do verdadeiro e do falso.

É correto o que se afirma em:Platão diferencia quatro formas, isto é, quatro graus de conhecimento. Escolha, então, a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. Esses conhecimentos, para Platão, vão do grau inferior ao superior, a saber: crença, opinião, raciocínio e intuição intelectual.

b. Na concepção de Platão, o raciocínio e intuição intelectual devem ser afastados da Filosofia.

c. Segundo ele, os dois primeiros graus, chamados de conhecimento sensível, devem ser aproximados da Filosofia por serem conhecimentos de aparências.

d. Afirma que somente o primeiro grau de conhecimento, chamado de conhecimento sensível, atinge o Ser e a verdade.

e. Platão aproxima estas duas formas de conhecimento na busca pela verdade: o conhecimento sensível (crença e opinião) e o conhecimento intelectual (raciocínio e intuição). Esta questão está anulada, e seus pontos serão redistribuídos entre as demais.

Chauí (2012) apresenta alguns princípios gerais do conhecimento verdadeiro que se estabeleceram com os filósofos gregos. Nesse sentido, analise os itens:

As fontes e as formas do conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, linguagem, raciocínio e intuição intelectual.

A distinção entre o conhecimento sensível e o conhecimento intelectual.

O papel da linguagem no conhecimento.

A diferença entre opinião e saber e entre aparência e essência.

É correto o que se afirma em:

Escolher uma resposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com