TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Femec- Aula 1

Por:   •  10/11/2015  •  Abstract  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo dos pontos Principais do livro :O mundo na era da globalização

Capítulo 1:Globalização

O capítulo aponta os pontos positivos e negativos da globalização para moldar o significado deste termo.

Segundo ele pode-se dizer que a Cultura do Ocidente foi formada pelas ideias do Iluminismo ,uma visão pessimista diria que a destruição de culturas de países subdesenvolvidos possa decorrer por influência de empresas multinacionais que possuam sedes (na sua maioria) em países desenvolvidos.Os Cosmopolitas louvam e adotam esta complexidade cultural ,já os Fundamentalistas consideram-na perturbadora e perigosa.

  A globalização não se refere somente aos grandes sistemas financeiros ,é também um fenômeno(interior) ,que influencia aspectos íntimos e pessoais das nossas vidas.

Ela pode explicar como e porquê o comunismo soviético teve que acabar :o controle ideológico e cultural exercido pelas autoridades políticas comunistas não teve condições de sobreviver numa época de informação global.

Uma zona tomada dependente de produtos negociados nos mercados mundiais  torna-se muito vulnerável às flutuações de preços do mercado global ,bem como às transformações tecnológicas .Por conta disso alguns países aplicam medidas protecionistas(no caso da Malásia onde se estava perdendo muito capital isso foi conveniente) ,porém isso pode ocasionar em uma retração econômica no país .

Capítulo 2:Riscos

As Consequências do desenvolvimento industrial global pode ter sido a alteração do clima .

O risco refere-se a perigos calculados em função de possibilidades futuras ,ele também tem a tendência de romper crenças de que se algo acontece foi por vontade divina ou magia.

Problemas como o caso da "Vaca Louca" em Londres fizeram aparecer um novo clima moral na política ,com acusações de alarmismo ,de um lado ,e de ocultação de fatos.Se pessoas dão alertas sobre algo e depois fica concluído que não há risco ,elas serão rotuladas de alarmistas ,porém se for o contrario por exemplo as autoridades considerarem que não há riscos e ocorrer algum problema eles serão acusados de ocultação de provas ,como veio a acontecer em Londres.

Em uma economia dinâmica de uma sociedade inovadora é necessario aceitar e controlar os riscos ,mesmos os encarando sempre como negativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com