TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferro Fundido Maleavel

Por:   •  14/12/2021  •  Exam  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 3

Ferro Fundidos Maleável

Introdução

Dentro dos diversos tipos de Ferros Fundidos, abordaremos a classificação Maleável. Essa liga apresenta uma maior resistência a choques mecânicos e às deformações quando comparados aos Ferros Fundidos Brancos, e pode ser subdividida em duas classes: Núcleo Branco e de Núcleo Preto.

.O Ferro Fundido Maleável de Núcleo Preto é obtido através do aquecimento dos ferros fundidos brancos à faixa de 800 a 900⁰C (Zona II da figura 1) durante um tempo prolongado (cerca de 30h) e em uma atmosfera neutra (para evitar oxidações). O período em que é aquecido é suficiente para que a matriz de cementita (Fe3C) se decomponha lentamente  em grafita, a qual se aloja em uma matriz austenitíca , formando nódulos irregulares.

A próxima etapa, é decisiva para a formação dessa liga, é o resfriamento da mesma (Observar a figura 4). Caso haja um resfriamento rápido, há a formação das rosetas de grafita em uma matriz perlítica (Figura 2). Entretanto, se o resfriamento até a temperatura ambiente ocorrer de forma lenta, a matriz formada é ferrítica (Figura 3).

A forma de ‘roseta’ da grafita confere uma resistência relativamente elevada, juntamente com certa maleabilidade. Geralmente é utilizado para serviços como: engrenagens, barras de ligação, bielas, rodas e outros.

[pic 1]

*Figura 1 (Diagrama Ferro Carbono)

[pic 2]    [pic 3]

*Figura 2                                           *Figura 3

[pic 4]

*Figura 4

Já o Ferro fundido Maleável de Núcleo Branco, que também provém do Ferro Fundido Branco, passa por um tratamento térmico sob uma atmosfera oxidante, onde o carbono é removido por descarbonetação e não ocorre a formação de grafita. Isso faz com que uma solda tenha aderência, e dá a ele características semelhantes à de um aço carbono. É ideal para utilização em barras de torção, mancais tubos de escapamento e outros.

Normatização

Como são ligas de importância, foram criadas normas onde elas são classificadas, geralmente classificadas segundo os critérios de cada país.

        Norma DIN

A norma alemã usa um corpo de prova determinado pela norma DIN 1692-82 e divide as ligas perante sua resistência a tração segundo as tabelas 1 e 2.

[pic 5]

*Tabela 1 – Classificação Ferro Fundido Maleável Núcleo Preto

[pic 6]

*Tabela 2 - Classificação Ferro Fundido Maleável Núcleo Branco

        Norma ASTM

Já essa norma, de origem americana, classifica os Ferros Fundidos Maleáveis de acordo com sua aplicação no mercado:

- ASTM A 147 – serviços gerais para boa usinabilidade e resistência ao choque; flanges, tubos, peças de válvulas e acessórios diversos para equipamento ferroviário, equipamento naval e outros serviços pesados até temperaturas de 345°C;

- ASTM A 197 – acessórios de tubos e peças de válvulas para serviços de pressão;

- ASTM A 220 – aplicações gerais a temperaturas normais e elevadas;

- ASTM A 602 e SAE 5158 – peças de automóveis e compressores, como alojamentos de mecanismos de direção, virabrequins, bielas, certas engrenagens, tampas de mancais, componentes de transmissão automática, cubos de rodas etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com