TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Flotação

Resenha: Flotação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  Resenha  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

Flotação é um método de separação de misturas. Trata-se de uma técnica de separação muito usada na indústria de minerais, na remoção de tinta de papel e no tratamento de esgoto, entre outras utilizações. A técnica utiliza diferenças nas propriedades superficiais de partículas diferentes para as separar. As partículas a serem flotadas são tornadas hidrofóbicas pela adição dos produtos químicos apropriados. Então, fazem-se passar bolhas de ar através da mistura e as partículas que se pretende recolher ligam-se ao ar e deslocam-se para a superfície, onde se acumulam sob a forma de espuma. Em resumo, a flotação é um processo de separação de sólido-líquido, que anexa o sólido à superfície de bolhas de gás fazendo com que ele se separe do líquido.Para separar uma mistura de areia e pó de serra, coloca-se a mistura numa vasilha e junta-se água. A parte menos densa da mistura (o pó de serra) flutua, enquanto a parte mais densa (a areia) fica no fundo da vasilha.

Na mineração para separar os minérios de suas impurezas, tritura-se a rocha e adiciona-se óleo. As partículas de minério vão se fixar no óleo. Juntando-se água ao conjunto, as partículas fixadas no óleo vão para a superfície e as impurezas ficam no fundo da vasilha.

No tratamento de esgoto, é injetada a microbolha (ar + água) de baixo para cima fazendo com que os flocos (material orgânico separado por reação química) dispersos no canal de tratamento fiquem na superfície podendo ser removidos através de pás raspadoras, que são muito úteis para a retirada de outras misturas.

A Flotação também pode ser um método de fracionamento entre sólidos. Por exemplo, quando é feito a reciclagem de plásticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com