TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluidos

Artigos Científicos: Fluidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  2.230 Palavras (9 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 9

Esse trabalho foi elaborado com o objetivo de mostrar os principais vícios de desperdicios tanto de energia elétrica como de materias descartáveis no lixo de uma casa, no qual o grupo realizou as reuniões para a coleta dos dados.

Durante as reuniões o grupo se debateu bastante de como seria possivel diminuir o consumo de energia elétrica e como realizar a reciclagem correta dos lixos.

Uma das questões levantada para debate foi a sustentabilidade, onde este termo é utilizado para definir as ações e atividades humanas que visa suprir as necessidades atuais dos seres humanas, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Chegamos a conclusão então que a sustentabilidade está relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que estes se mantenham no futuro.

Etapa 1

Passo 1

Foi escolhida a casa do Danilo para a coleta dos dados necessários, onde os dados obtidos servirão para realizar a ATPSI.

Passo 2

Neste passo foi elaborado uma tabela mostrando a potência média de cada aparelho e o tempo de utilização diário de cada um.

Aparelhos Potência Média (watts) Tempo de Utilização diário (horas)

Chuveiro 3500 1

Geladeira 90 24

TV 110 5

Videogame 15 3

Computador 180 3

Microondas 1300 0,5

Home Theater 250 1

Passo 3

Foi elaborado uma nova tabela mostrando o consumo dos aparelhos em KWh.

Obs*: Na ATPSI esta errado, pois está informando que é KW/h.

Aparelhos Consumo (Kwh)

Chuveiro 3,5

Geladeira 2,16

TV 0,55

Videogame 0,045

Computador 0,54

Microondas 0,65

Home Theater 0,25

Passo 4

Aparelhos Consumo Médio Mensal (KWh) Consumo Diário (KWh)

Chuveiro 105 3,5

Geladeira 64,8 2,16

TV 16,5 0,55

Videogame 1,35 0,045

Computador 16,2 0,54

Microondas 19,5 0,65

Home Theater 7,5 0,25

A tabela anterior está mostrando os dados do consumo médio mensal e consumo diário em kwh, considerando que o mês em questão tenha 30 dias.

Grafico de colunas feito para mostrar a quantidade de energia consumida diariamente por equipamento (onde no eixo X ou eixo das abscissas está os equipamento e no eixo Y ou eixo das ordenadas está os valores de consumo diário em KWh.) Este gráfico foi elaborado com ajuda do Excel (programa de planilha eletrônica).

Armazenamento dos Números em um Computador

O sistema decimal é muito usado no cotidiano, pois nos oferece uma forma mais simples de manipular os números em determinadas situações matemáticas, é composto por dez números: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. O uso da Matemática em situações diversas não diz respeito somente ao homem, os computadores utilizam números para efetuar cálculos complexos com uma maior rapidez e praticidade. O sistema binário é usado pelos computadores e é constituído de dois dígitos o 0 e o 1. A combinação desses dígitos leva o computador a criar várias informações: letras, palavras, textos, cálculos. A criação do sistema de numeração binária é atribuída ao matemático alemão Leibniz.

Os computadores funcionam e armazenam dados mediante a utilização de chaves eletrônicas que são LIGADAS ou DESLIGADAS. Os computadores só entendem e utilizam dados existentes neste formato de dois estados, ou seja binário. Os uns e zeros são utilizados para representar os dois possíveis estados de um componente eletrônico em um computador. 1 representa um estado LIGADO, e 0 representa um estado DESLIGADO. São denominados dígitos binários ou bits.

O American Standard Code for Information Interchange (ASCII) é o código mais freqüentemente utilizado para representar dados alfanuméricos em um computador. O código ASCII utiliza dígitos binários para representar os símbolos digitados no teclado. Cada caractere possui um conjunto singular de oito dígitos binários designado para representá-lo. Os computadores são desenhados para trabalharem com chaves LIGADAS/DESLIGADAS, e portanto os dígitos binários e números binários são naturais para eles. Os seres humanos utilizam o sistema numérico decimal, que é relativamente simples quando comparado com as longas séries de 1s e 0s utilizados pelos computadores.

Etapa 2

Passo 1

A tabela abaixo está mostrando os principais materiais descartaveis durante uma semana na casa escolhida para a reunião do grupo. A melhor técnica para separar estes objetos é após seu uso colocarmos no cesto de reciclagem correto, que normalmente tem as cores específicas para cada tipo de material, portanto o processo de separação manual dos diferentes componentes que compõem uma mistura chama-se catação.

As cores são:

• Azul para papel

• Vermelho para plásticos

• Amarelo para metais

• Verde para vidro

Materiais Total durante 1 semana Classificação

Sacola Plastica 22 unidades Inorgânico

Garrafa Pet 7 unidade Inorgânico

Caixa de Leite 7 unidades Inorgânico

Sobra de Alimentos 800 g Orgânico

Passo 2

Abaixo foi elaborado 2 equações para cada setor analisado na etapa 1 passo 3.

QD = (P * NE) * (Δt * NP)

QE = QD * 30

Onde:

QD= Quantidade de energia consumida diariamente

P= Potência do equipamento

NE= Numero de equipamentos

Δt= Tempo de utilização

NP= Numero de pessoas

QE= Quantidade de energia elétrica consumida mensalmente

Passo 3

A distância da casa onde foi adquirido os dados até o ponto de reciclagem é de 15 Km (distância adquirida atravês do GoogleMaps). Considerando que o caminhão da coleta seletiva desenvolva uma velocidade média de 60 Km/h, o tempo médio que este levará da casa até o ponto de reciclagem será de 0,25 horas ou 15 minutos.

Passo 4

Materiais Percentual que pode ser reciclado

Sacola Plastica 100 %

Garrafa Pet 100 %

Caixa de Leite 100 %

Sobra de Alimentos --

A tabela anterior está mostrando o percentual de cada material que poderá ser reciclado. No caso das sacolas plasticas, garrafa pet e da caixa de leite podem ser até 100 % reciclados, já em relação aos alimentos precisam ser tratado com todo cuidado, pois pode gerar conseqüências indesejadas para os seres humanos como, por exemplo, mau cheiro, desenvolvimento de bactérias e fungos, aparecimento de ratos e insetos. Nestes casos, várias doenças podem surgir, através da contaminação do solo e da água. O lixo orgânico deve ser depositado em aterros sanitários, seguindo todas as normas de saneamento básico e tratamento de lixo. A população também pode contribuir para o tratamento deste lixo, favorecendo a coleta seletiva do lixo e a reciclagem.

Proposta Para a Elaboração do Jogo

Preservar o meio ambiente é muito importante para que possamos ter um planeta saudável e rico em recursos naturais no futuro.

Pensando assim, desenvolvemos um pequeno jogo educativo para nos habituar e nos fiscalizar para fazer um consumo mais consciente e adequado dos recursos naturais começando por nossa residência.

Nesse projeto de jogo, no qual também podemos chamar de educação ambiental, existem algumas regras e alguns passos a serem concluídos.

Na primeira etapa nos referimos ao consumo da água.

• Ao escovar os dentes, deve - se fechar a torneira enquanto faz a escovação.

• Quando for lavar a louça, desligar a água enquanto ensaboa pratos, talheres, etc.

• E no chuveiro, nada de banhos muito longos e quando estiver ensaboando também deve fechar a torneira.

A segunda etapa diz respeito à energia elétrica.

• Ao sair do seu quarto, sala, ou cozinha não se esqueça de apagar as luzes.

• Desligar os aparelhos eletrônicos em caso que não esteja utilizando como a televisão, o computador ou o aparelho de som.

• Ao lavar roupas, escolha dias da semana para utilizar a maquina em sua capacidade máxima, assim economizará água e energia ao mesmo tempo.

• Para passar roupas, também dedique dias da semana. Evitando assim o liga e desliga.

A terceira etapa é sobre o lixo produzido na casa.

• Coleta seletiva – basta separar os lixos em: material orgânico, papel, metal, vidro e plástico.

• Separar cada um em caixas diferentes, de acordo com sua categoria.

Regras:

• Para cada passo das etapas, vale “5” pontos.

• Se o participante deixar de cumprir qualquer passo de uma etapa, este já perdeu toda essa etapa.

• Ao completar todas as etapas terá um total de “45” pontos.

• O ganhador será o participante que alcançar a maior pontuação.

• O jogo é semanal, portanto a cada semana zera a pontuação.

O vencedor terá direito a decidir em “1” dos programas referente ao domingo como: escolher a sobremesa do almoço escolher qual filme que ver no cinema ou o destino do passeio familiar.

Etapa 3

Passo 1

Processo de fabricação de papel branco (virgem) e papel reciclado.

Os processos de fabricação do papel branco e do reciclado são muito semelhantes, e incluem todos os cuidados necessários para garantir a conservação ambiental e controle de impactos da cadeia produtiva. Os dois processos produtivos se diferenciam basicamente na preparação da massa.

No papel branco, a massa é composta por celulose 100% virgem. No caso do papel reciclado, a massa contém fibras oriundas do processamento de aparas de papel. Para a fabricação do papel reciclado, as aparas passam por diversas etapas de processamento, tratamento e purificação, que retiram impurezas e tintas do papel.

Portanto, o processo de produção de papel reciclado implica custo e procedimentos adicionais, mais por sua vez para produzir 1 tonelada desse papel deixa de lançar 2,5 toneladas de CO2 na atmosfera, ou seja produz em torno de 3,4 toneladas de CO2 nesse processo produtivo.

Na fabricação de papel branco, por sua vez, todos os procedimentos e etapas são integrados num mesmo ambiente, o que garante a eco eficiência do processo, porem para produzir 1 tonelada de papel branco pode gerar um total de 5,9 toneladas de CO2.

A falta de informações criou percepções equivocadas sobre a produção de papel branco e do reciclado. Isso porque a sustentabilidade da produção de papel não se restringe à reciclagem, e envolve questões como o consumo de água e energia.

Produção de papel branco

O Brasil é o quarto maior produtor de celulose do mundo e que 100% da produção de papel e celulose utilizam matéria-prima proveniente de áreas de reflorestamento.

Para produzir 1 tonelada de papel são necessária:

• 2 a 3 toneladas de madeira (20 a 30 árvores).

• 100 mil litros de égua (mais do que qualquer outra atividade industrial).

• 5 mil KW/h de energia.

• Produz o equivalente a 5.900 kg de CO2.

Produção de papel reciclado.

A produção de papel reciclado dispensa processos químicos e evita poluição ambiental, reduz em 74% os poluentes liberados no ar e em 35% os despejados na água, além de poupar árvores.

Para produzir 1 tonelada de papel reciclado são necessário:

• 1.200 Kg de papel velho.

• 2 mil litros de água.

• De 1.000 a 2.500 KW/h de energia.

• Produz em torno de 3.4 toneladas de CO2.

Tabela 1: Emissão de CO2 na produção de 1 tonelada de papel.

Parâmetros Emissão de CO2 (em tonelada)

Produção de papel branco 5,9

Produção de papel reciclado 3,4

Distancia percorrida de cada integrante do grupo da residência até a Anhanguera.

Faremos um estudo referente a distancia percorrida por cada integrante do grupo da sua residência até a faculdade.

Tabela 2: Integrantes do grupo, distância percorrida, tempo gasto e velocidade média.

Integrante Distância percorrida em (m) Tempo gasto em (s) Velocidade média

Renato Bravo 1200 1080 1,11 m/s (caminhando)

Caio Vieira 1500 1320 1,13 m/s (caminhando)

Luiz Fernando 9500 1800 5,28 m/s (ônibus)

Danilo de Jesus 10000 1080 11,1 m/s (carro)

Marcio Tavares 11000 1500 7,33 m/s (carro)

Angelo 13000 2100 6,14 m/s (ônibus)

Adonias 14000 2160 6,48 m/s (ônibus)

Tabela 3: Apresenta os integrantes utilizando o ônibus como meio de transporte menos poluente e a velocidade média utilizando esse transporte.

Integrante Distância percorrida Tempo gasto em (s) Velocidade media

Renato Bravo 1200 1080 11,11 m/s (caminhando)

Caio Vieira 1500 1320 11,13 m/s (caminhando)

Luiz Fernando 9500 1800 5,28 m/s (ônibus)

Danilo de Jesus 10300 1500 6,87 m/s (ônibus)

Marcio Tavares 12000 1980 6,07 m/s (ônibus)

Angelo 13000 2100 6,14 m/s (ônibus)

Adonias 14000 2160 6,48 m/s (ônibus)

Tabela 4: Apresenta a quilometragem rodada de cada integrante do grupo e o consumo mensal em litros de combustível para realizar o trajeto de casa até a Anhanguera.

Integrante Quilometragem mensal Consumo de combustível mensal em litros

Renato Bravo 26,4 0

Caio Vieira 33 0

Luiz Fernando 209 83,6

Danilo de Jesus 226,6 28,32

Marcio Tavares 264 26,4

Angelo Domingues 286 114,4

Adonias Ribeiro 308 123,2

Passo 2

Para reduzir mensalmente em 5% a emissão de CO2 com base nos dados propostos, teria que evitar a queima de 20,75 litros de gasolina por mês, o que significa que apenas 1 desses carros ficando em sua garagem atingiria essa meta

.Tabela 5: Apresenta em cada residência a quantidade de papel descartado no lixo durante uma semana.

Integrantes Descarte de papel no lixo (por semana)

Renato Bravo 1,4 kg

Caio Vieira 1,1 kg

Luiz Fernando 1,3 Kg

Danilo de Jesus 1,3 Kg

Marcio Tavares 1,4 Kg

Angelo Domingues 1,2 Kg

Adonias Ribeiro 1,1 Kg

Sequestro de CO2 do meio ambiente.

A produção de 0,5 tonelada de papel branco sequestra em torno de 3 toneladas de CO2.

Passo 3

O alcance da chuva ácida

O dióxido de enxofre e os óxidos de nitrogênio, que são os principais gases formadores da chuva ácida, podem ser transportados até cerca de 3000 km de distância, dependendo do vento, da altura das chaminés das fábricas, da frequência das chuvas e das condições da atmosfera. A exportação das chuvas ácidas para regiões não produtoras de poluição foi a causa imediata para que o problema fosse avaliado à nível internacional. O Brasil pode estar levando chuva ácida para o Uruguai, assim como os países da Europa Ocidental exportam acidez para a remota Escandinávia.

Passo 4

Fatores Que Contribuem Para a Dispersão dos Poluentes

Os poluentes do ar são perigosos quando as condições atmosféricas não contribuem para sua diluição. Veremos agora fatores que podem afetar a dispersão desses poluentes. A velocidade do vento: O vento pode contribuir

...

Baixar como  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »