TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluidos De Perfuração

Artigo: Fluidos De Perfuração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  244 Palavras (1 Páginas)  •  249 Visualizações

Fluidos de perfuração são fluidos utilizados durante a perfuração de poços de petróleo. São suspensões em água, salmoura ou óleo. Também pode haver uma emulsão de óleo em uma fase contínua da água, ou vice-versa. Mais uma possibilidade é o uso de vapor ou gás natural com adição de espumantes.

Apesar de ter um custo relativamente baixo, a escolha adequada do fluido de perfuração, e a manutenção de suas propriedades durante a operação são essenciais para o sucesso da perfuração de poços. Isto se deve ao grande número de funções que o fluido de perfuração desempenha.

A crescente necessidade de se obter fluidos que atendam às demandas técnicas impostas, como a capacidade do fluido em formal gel, de carrear os cascalhos gerados durante a penetração da broca, de resfriar a broca, de reduzir o volume filtrado para as formações, entre outras, e que reduzam os danos que podem vir a ser causados ao meio ambiente e os custos envolvidos no descarte de cascalhos contaminados com fluidos orgânicos tem levado à procura de aditivos que confiram aos fluidos de base água as mesmas qualidades dos fluidos de base orgânica [1]

Neste experimento faremos uma análise utilizando o fluido de perfuração bentonita ativada com sódio.

A bentonita é o nome genérico da argila composta predominantemente pelo argilomineral montmorilonita (55-70%), do grupo das esmecitas, as quais têm como característica principal o alto poder de inchamento, até 20 vezes o seu volume inicial. É utilizada como agente tixotrópico na indústria petrolífera [2].

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com