TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fresagem

Seminário: Fresagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  Seminário  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 4

Fresagem:

A fresagem é um processo de usinagem mecânica, feito por fresadoras e ferramentas especiais chamadas fresas. Na fresagem, a remoção do sobremetal da peça é feita pela combinação de dois movimentos, realizados ao mesmo tempo. Um dos movimentos é o de rotação da ferramenta, a fresa. O outro é movimento é da mesa da máquina, onde é fixada a peça a ser usinada. É o movimento da mesa da máquina ou movimento de avanço que leva a peça até a fresa e torna possível a operação de usinagem.

Método de ação da fresa:

A fresa é uma ferramenta que possui vários dentes cortantes e que retira os cavacos por meio de movimentos circulares, para cortar o material, os dentes da fresa têm a forma de uma cunha. Os ângulos da fresa dependem do material e da peça a usinar. As fresas com grande números de dentes têm a vantagem de reduzir a força de corte por dente, porém não permitem grandes retiradas de cavacos. As fresas com poucos dentes são aplicadas geralmente em materiais moles e, pela própria construção, podem retirar um maior volume de cavacos. De acordo com o método de ação da fresa, podemos ter uma fresagem tangencial ou frontal, com movimentos discordantes ou concordantes.

Movimento discordante: O avanço da peça é contrário ao sentido ao sentido de rotação da fresa. Pode ser aplicado em qualquer tipo de máquina. Em virtude da maior espessura do cavaco na saída do dente, e das vibrações conseqüentes, não se consegue bom acabamento. O volume de cavaco retirado por tempo é pequeno.

Movimento concordante: O avanço da peça tem o mesmo sentido da rotação da fresa. O corte do material é mais acentuado no início, o que oferece um melhor acabamento do que o conseguido com o movimento discordante. Como outros processos, a fresagem permite trabalhar superfícies planas, convexas, côncavas ou de perfis especiais. Mas tem a vantagem de ser mais rápido que o processo de tornear, limar, aplainar. Isto se deve ao uso da fresa, que é uma ferramenta multi- cortante.

Tipos de Fresas:

De um modo geral, as fresas poder ser cilíndricas, cônicas ou de forma. Quanto à estrutura podem ser inteiriças, com insertos, com dentes postiços ou de haste. As ferramentas que possuem haste própria são chamadas fresas de haste ou fresas de topo.

Classificação:

A classificação das fresas pode ser realizada segundo vários critérios:

1. Método de fresamento.

2. Tipo de construção das fresas.

3. Forma geométrica das fresas.

4. Tipo de flanco ou superfície de incidência das fresas.

5. Forma dos dentes das fresas e dos canais entre os dentes.

6. Quanto à fixação das fresas na máquina;

7. Material a ser usinado.

Tipos de fresagem:

Fresagem tangencial: Nesse tipo de fresagem, o eixo da fresa é paralelo à superfície que está sendo usinada. O cavaco formado tem a forma de uma vírgula. A fresagem tangencial exige um grande esforço da máquina e da fresa. No acabamento superficial não se consegue baixa rugosidade. Fresagem frontal: Na fresagem frontal o eixo da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com