TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundição

Resenha: Fundição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Resenha  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

Modelo

O modelo utilizado na fabricação do molde será em placas, uma placa com metade da polia, canais de distribuição e saída de gases, e a outra com apenas a outra metade da polia.

Optamos pelo modelo em placa pela rapidez e praticidade do encaixe da caixa com o modelo.

Este modelo será feito de madeira, pelo baixo custo de fabricação, pela sua usinabilidade que é excelente e também por ser um material leve que facilita o manuseio das caixas e chapas com o modelo.

Como a peça final será uma polia maciça, no modelo não será necessário ressaltos para a marcação dos machos no molde, serão adicionadas ao modelo da polia apenas os dois canais de distribuição onde na junção destes canais haverá um pino guia para o encaixe mais correto e preciso do tubo que fará o canal de distribuição principal, também haverá um pino guia no centro da polia, este pino serve para o encaixe do tubo que fará o massalote.

Canais de distribuição:

Foram adicionados 2 canais de distribuição ao modelo, estes darão no molde uma melhor fluidez no metal liquido, portanto um melhor preenchimento de toda peça de forma homogênea.

Saídas de gases:

Foram adicionadas 4 saídas de gases, na parte superior do modelo para que os gases que poderiam ficar presos na parte onde serão usinados os canais, onde estas estão acima do canal da alma, onde estas quando forem preenchidas de metal, não darão passagem para os gases.

Apesar de a areia ter sua permeabilidade aos gases, é melhor ter estas pequenas saídas que por garantia irão retirar prováveis defeitos da peça como rechupes e bolhas.

Machos

Não serão utilizados machos devido ao formato da peça e o metal ser de fácil usinabilidade, sendo assim os furos que seriam obtidos com a utilização dos machos, serão feitos por usinagem.

Molde

O molde será preparado utilizando a maquina de moldar por impacto, onde o modelo em placa é preso a mesa da maquina e a caixa do molde é encaixada sobre ele através de pinos guias.

Na preparação do molde a seguinte seqüência será seguida, primeiramente é feito os encaixe da placa na maquina, em seguida é encaixada a caixa e depois será despejada uma areia mais fina sobre o modelo, esta seria a areia de acabamento da peça, logo após é despejada uma areia de enchimento. Este processo será repetido em outra caixa, a qual terá os canais de distribuição, o massalote e as saídas de gases.

Vazamento do metal

O metal será o ferro fundido cinzento que será derramado no molde através de um cadinho manual, ou seja, um cadinho preso a um trilho ou uma ponte rolante, este correrá sobre os moldes onde manualmente será virado para ocorrer o vazamento do metal dentro do molde.

O completo preenchimento do metal dentro do molde só irá ocorrer quando o metal estiver completado o massalote, que será o ponto mais “alto” do molde, sendo assim quando este estiver completo de metal, todo resto também estará.

Desmoldagem da peça

A desmoldagem da peça deve ocorrer após a peça estar resfriada (não necessariamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com