TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Furação

Seminário: Furação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Seminário  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 5

FURAÇÃO

Essa operação de usinagem tem por objetivo abrir furos em peças. Ela é, muitas vezes, uma operação intermediária de preparação de outras operações como alargar furos com acabamentos rigorosos e abrir roscas. A ferramenta mais empregada na furação é a broca helicoidal. Quanto a sua finalidade, os furos podem ser dos mais variados tipos: Passante; Cego; Escareado; Com Rebaixo; Cônico; Escalonado.

OPERAÇÕES DE FURAÇÃO: Além disto a furação com broca helicoidal não permite obter bons acabamentos superficiais (Ra = 3,2 a 6,3 µm) nem boas tolerâncias dimensionais (IT11). Isso faz com que, frequentemente seja necessária a realização de uma operação de acabamento do furo feito com broca helicoidal.

Essas operações podem ser: furação em cheio, rosqueamento, alargamento, furação escalonada, rebaixamento, etc.

• Furação em cheio – Processo de furação destinado à abertura de um furo cilíndrico numa peça, removendo todo o material compreendido no volume do furo final, na forma de cavaco. Caso seja necessário fazer furos de grandes profundidades, há a necessidade de ferramenta especial.

• Rosqueamento – Estas operações são utilizadas para obtenção de furos rosqueados, feito o furo com a broca e a rosca com o macho, utilizados para fixação de um parafuso em determinados pontos que compõem uma carcaça.

• Alargamento - O processo de furação com brocas helicoidais consiste numa operação de desbaste. As tolerâncias de fabricação variam geralmente entre a qualidade IT11 a IT14. Para calibrar o furo e melhorar o acabamento superficial originados pela furação com broca helicoidal empregam-se geralmente os alargadores de desbaste e acabamento. São ferramentas multicortantes, geralmente de forma cilíndrica ou cônica, que através dos movimentos de corte (rotativo) e de avanço (axial), servem para alargar e acabar os furos. Distinguem-se dois tipos de alargadores, de desbaste e de acabamento, conseguem-se furos com tolerâncias na qualidade IT7 a IT8.

• Furação escalonada – Processo de furação destinado à obtenção de um furo com dois ou mais diâmetros, simultaneamente.

• Rebaixamento - O rebaixamento é um processo mecânico de usinagem, rebaixando de uma forma qualquer a extremidade de um furo. Neste processo, geralmente, a ferramenta gira e desloca-se simultaneamente segundo uma trajetória retilínea, coincidente com o eixo do pré-furo.

BROCAS

A broca e dividida em três parte: haste, corpo e ponta.

• A haste é a parte que fica presa à máquina. Ela pode ser cilíndrica ou cônica, dependendo de seu diâmetro e modo de fixação.

• O corpo é a parte que serve de guia e corresponde ao comprimento útil da ferramenta. Tem geralmente dois canais em forma de hélice espiralada.

• A ponta é a extremidade cortante que recebe a afiação. Forma um ângulo de ponta que varia de acordo com o material a ser furado.

As brocas são de diversos tipos e formatos, entre eles: broca helicoidal, broca de centrar, broca escalonada, broca canhão, broca com furo para fluido de corte, escareadores e rebaixadores.

Para a escolha da broca que se deve usar deve-se considerar seus ângulos, dimensões e o material de fabricação.

Ângulo da ponta (Recomendações de uso): 150º → para aços duros; 125º → para aços tratados ou forjados; 118º → para trabalhos mais comuns; 100º → para o cobre e o alumínio; 90º → para o ferro macio e ligas leves; 60º → para baquelite, fibra e madeira.

OBS.: As arestas cortantes devem apresentar, comprimentos rigorosamente iguais.

Material de fabricação: Geralmente, são fabricadas em aço rápido (liga de C, Co, Cr, Mn, Mo, W, V e tratamento térmico), podendo ser revestidas de nitreto de titânio (TiN) para maio vida útil; aço carbono utilizados para materiais macios e que gera longo cavaco; e metal duro material que consiste em carbonetos metálicos de tungstênio, titânio, tântalo ou molibdênio, tendo como aglomerante o cobalto. O metal duro apresenta elevada dureza; contudo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com